CI

Estoques de suco de laranja atingem segundo menor nível da história

A baixa nos estoques é um reflexo direto da utilização dos armazéns por parte das indústrias


Foto: Canva

Os estoques de suco de laranja no Brasil encerraram o ano de 2023 em um patamar preocupante, marcando o segundo menor volume registrado desde que os registros começaram em 2011, conforme dados da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos). Com um total de 463,94 mil toneladas em equivalente suco concentrado, o país se vê diante de um cenário de escassez da commodity, segundo análises dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A baixa nos estoques é um reflexo direto da utilização dos armazéns por parte das indústrias, que, em virtude da quase-entressafra, estão recorrendo aos estoques para suprir a demanda internacional. Esse uso intensivo tem levado a uma queda constante nos volumes armazenados mês a mês.

Essa realidade suscita preocupações quanto ao abastecimento global, uma vez que o Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja. Mesmo sem previsões claras para a próxima safra (2024/25), as projeções indicam que a produção de laranjas não deverá apresentar crescimento significativo em relação à temporada atual.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.