CI

Estudo mostra uso da terra para agricultura no Cerrado

76% da área destinada à agricultura se manteve como área consolidada e estável, entre 2013 e 2018


Foto: Marcel Oliveira

Um mapeamento do bioma Cerrado, com informações de 2018, mostra o uso da terra na região. Segundo os dados o Cerrado brasileiro possui 49,4% de vegetação natural primária. Cerca de 28,9% são constituídos por pastagens e 4,7% por vegetação natural florestal secundária. 

Esses dados foram produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no âmbito do projeto FIP Paisagens Rurais e constam no TerraClass Cerrado 2018.

De acordo com o estudo, 76% da área destinada à agricultura se manteve como área consolidada e estável, entre 2013 e 2018. Com relação à agricultura temporária de dois ciclos, os dados mostram que, em 2018, 77% destas atividades ocorreram sobre áreas já consolidadas de agricultura, 14% sobre pastagens e 5% sobre áreas naturais de 2013.

Outro dado importante apontou a estabilidade da área das pastagens no período, representando aproximadamente 29% da área total. A constatação dessa estabilidade, associada à expansão da área de agricultura temporária sobre as pastagens, indica que houve um deslocamento de parte das pastagens para outras classes de uso e cobertura de 2013.

“Outra inovação do TerraClass Cerrado é o mapeamento da agricultura temporária de um e de mais de um ciclo produtivo por ano agrícola, que permite o monitoramento da dinâmica de intensificação das atividades agrícolas relacionadas à produção de grãos e fibras”, conta Alexandre Coutinho, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária.

A agricultura de dois ciclos é uma tecnologia nacional que possibilita ao produtor obter duas safras e não apenas uma no mesmo ano agrícola. Os pesquisadores verificaram que uma parte importante do crescimento da produção agrícola nacional provém de ganhos advindos do aumento da produtividade, por meio da adoção de tecnologias inovadoras e disruptivas, e outra parte se deu por meio da otimização e do reúso de uma mesma área, para a produção de mais de uma safra.

O TerraClass fornecerá ao Governo Federal e público em geral dados oficiais sobre o uso e cobertura da terra, referentes a este bioma. Com isso, a ferramenta assume papel estratégico no projeto “Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado”, conhecido como FIP Paisagens Rurais e apoiado pelo Programa de Investimento Florestal (FIP - Forest Investment Program).

O FIP Paisagens Rurais tem como principal escopo fortalecer a adoção de práticas de conservação e recomposição da vegetação nativa, além de práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, que serão mensuradas por meio do monitoramento da dinâmica da paisagem, via satélite. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.