CI

Europa avança para renovar liberação do glifosato

“O dossiê de renovação do glifosato em 2020 é o mais completo já apresentado às autoridades europeias"


Foto: Divulgação

Um marco regulatório importante no processo de renovação da aprovação do glifosato na União Europeia (UE) foi atingido no último dia 15 de Junho de 2021. O Grupo de Avaliação do Glifosato (AGG) concluiu que o herbicida mais utilizado no mundo cumpre os critérios de aprovação definidos no Regulamento de Proteção de Plantas (1107/2009 da Comissão Europeia).

O chamado relatório de avaliação de renovação (dRAR) foi enviado para os órgãos responsáveis pela liberação do glifosato: a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), conforme exigido e previsto no Regulamento de Proteção de Plantas da UE (Regulamento (CE) 1107/2009).

O AGG também publicou esse documento, que resume suas principais conclusões no processo de avaliação, bem como os aspectos processuais do seu trabalho. “Esta etapa é um marco adicional crucial no processo em andamento para o pedido de renovação da autorização do glifosato na UE, um processo regulatório extremamente robusto para substâncias ativas e um dos mais rigorosos do mundo”, afirmou o Grupo de Renovação do Glifosato (GRG).

O GRG reúne empresas interessadas na manutenção desse ingrediente ativo, incluindo agroquímicas como Albaugh Europe, Barclay Chemicals, Bayer Agriculture bvba, Ciech Sarzyna S.A., Industrias Afrasa S.A., Nufarm GMBH & Co.KG, Sinon Corporation, Syngenta Crop Protection AG. 

De acordo com eles, o dRAR conta com mais de 180.000 páginas e 1.500 estudos científicos. “O dossiê de renovação do glifosato em 2020 é o mais completo já apresentado às autoridades europeias. O GRG continua empenhado em cumprir e contribuir para todos os aspectos relevantes do processo em curso da UE para reavaliar e reaprovar o glifosato na UE de uma forma transparente e com base científica”, afirmam.

Como passo seguinte, a EFSA e a ECHA publicarão o Relatório por um período de comentários públicos de 60 dias, previsto entre setembro e outubro de 2021, o que permitirá aos Estados-Membros, candidatos, partes interessadas e ao público participar no processo regulamentar. “Órgãos reguladores em todo o mundo continuam a concluir que produtos à base de glifosato podem ser usados com segurança conforme as instruções e não representam risco para a saúde humana”, conclui o grupo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.