CI

Exótica e rara, Laranja Sanguinea é destacada pela Ceasa no Brasil

Na Itália, as sanguíneas correspondem a 70 % das laranjas cultivadas


Existe um grupo gigantesco de frutas exóticas com alto valor nutricional e paladar agradável, mas que não é muito conhecido pela população. Preocupada em incentivar o hábito de uma alimentação saudável e divulgar esses sabores raros existente na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).  

O destaque inicial é a laranja sanguínea. Cítrico originário da Índia e de países do Mediterrâneo, possui a polpa com coloração vermelha, graças à presença do licopeno, a mesma substancia presente nos tomates, um dos mais potentes agentes antioxidantes naturais.

Segundo o engenheiro-agrônomo da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Ricardo Munhoz, o plantio das laranjas sanguíneas é semelhante ao procedimento recomendado para os demais citros. “Inicia-se com mudas enxertadas, adquiridas em viveiros especializados. As mudas devem ser colocadas em covas preparadas com antecedência mínima de 30 dias, com dimensões de 50 cm x 50 cm x 50 cm, adicionadas de adubos orgânicos e calcário. Após o plantio, é importante regá-las uma vez por semana até o pegamento definitivo”, explicou.  

Os primeiros frutos aparecem já no segundo ano, mas a colheita comercial inicia-seEnviar noterceiro ou quarto ano. Na Itália, as sanguíneas correspondem a 70 % das laranjas cultivadas. Porém, no Brasil, elas ainda não possuem interesse comercial satisfatório, mas, em razão do potencial como alimento funcional, merecem maior atenção dos programas de desenvolvimento de mercado.

“Um fato interessante dessas variedades é que a concentração de antocianinas pode aumentar após a colheita, conservando-se os frutos a baixas temperaturas”, ressaltou o agrônomo.

Outras riquezas

Laranjas de polpa vermelha são bastante comuns no Mar Mediterrâneo, em particular na Itália e na Turquia. Registros científicos mostram que os cítricos dessa família eram cultivados desde tempos imemoriais na Sicília, com os plantios creditados aos árabes que ocuparam a Península Ibérica a partir do primeiro século da era cristã.

Para o nutricionista da Ceasa Campinas, Fábio Leite, as laranjas podem ser divididas em dois grandes grupos, em função da sua coloração: as laranjas douradas e as laranjas sanguíneas. “As laranjas douradas seriam caracterizadas pela cor laranja da polpa e do suco, devido à presença de carotenóides, pigmentos que variam entre o amarelo e o vermelho. Já as laranjas sanguíneas seriam caracterizadas pela coloração vermelho-intensa (violácea) da polpa e do suco, devido à presença de antocianinas”, comentou.

Antocianinas são pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonoides (compostos químicos antioxidantes), responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas que vão do vermelho-alaranjado ao vermelho-vivo, além de roxo e azul. “O seu consumo diário ao natural ou em sucos, ajuda a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol, controlar o diabetes e eliminar gorduras”, observou o nutricionista.

Sobre a Ceasa Campinas

A Centrais de Abastecimento de Campinas tem pautado suas ações na responsabilidade e preocupação social, além de inovar na busca de tecnologia e excelência no seu ramo de atuação. Durante o ano de 2013, 2014 e 2015 foram realizadas ações de Inclusão digital, responsabilidade Social, Inovação Tecnológica e incentivo à agricultura familiar e à prática de Alimentação Saudável.

Entre os dias 23 a 26 de setembro, recepcionará nações do mundo para o 29º Congresso da União Mundial dos Mercados Atacadistas – WUWM Brazilian Congress – 2015 (Word Union of Wholesale Markets Annual Congress).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.