CI

Frango: evolução do mercado impõe fortíssima redução da produção


Como o mercado do frango vem demonstrando alta fragilidade desde, praticamente, o final de junho, e agora passou a registrar sucessivas quedas de preço, a conclusão – óbvia – é a de que está havendo desequilíbrio entre oferta e demanda, sendo imprescindível, portanto, readequar a produção ao consumo recessivo (que, aliás, afeta toda a cadeia das carnes).


Isso já levou o setor ao consenso de que a estagnação das quedas e a estabilização do preço somente serão obtidas se o volume produzido (hoje insabido, mas sem dúvida maior que o de meses atrás) recuar aos níveis do trimestre fevereiro-abril, período em que os alojamentos mensais de pintos de corte permaneceram aquém (embora muito próximos) dos 500 milhões de cabeças mensais.

Hoje, entretanto, já prevalece na atividade a percepção de que nem mesmo isso vai minimizar os problemas da cadeia. Porque, além de estancar a queda de preços, é preciso obter uma remuneração capaz de cobrir a explosão de custos enfrentada com as expressivas altas de preço do milho e do farelo de soja. Porém, se esse custo adicional for repassado ao preço do produto final, a recessão no consumo, que já é significativa, se tornará ainda maior.


Daí uma nova conclusão do setor: a simples redução de 5% (alojamento de perto de 525 milhões de cabeças em maio caindo, doravante, para cerca de 500 milhões) será totalmente inócua, não terá o mínimo efeito sobre o mercado. O considerado “menos arriscado”, agora, é que a redução em relação àqueles 525 milhões seja de pelo menos 10%, o que corresponde a alojamentos mensais em torno dos 470 milhões de cabeças.

Há quem, porém, mais radical – e observando que a esta altura muitos produtores já não têm dinheiro nem crédito para adquirir o mais essencial, a ração – sugira uma redução em torno de 15% a 20%. Infelizmente, parecem estar com a razão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.