CI

Gigante de fertilizantes corta produção enquanto greve se arrasta no Canadá

Maior fabricante de fertilizantes do mundo corta produção enquanto greve nos portos do Canadá se arrasta


Foto: Divulgação

A maior produtora de fertilizantes do mundo, Nutrien Ltd, cortou a produção na terça-feira, citando o impacto de uma greve de 11 dias nos portos do Pacífico do Canadá, cujo custo aumentou para cerca de 5,5 bilhões de dólares canadenses (US$ 4,2 bilhões).

Cerca de 7.500 estivadores representados pela International Longshore and Warehouse Union (ILWU) saíram em 1º de julho depois de não conseguirem um novo acordo salarial com a British Columbia Maritime Employers Association (BCMEA).

O sindicato diz que o BCMEA está se recusando a dar um aumento salarial justo, apesar de ter bilhões de dólares em lucros nos últimos anos. A associação diz que está negociando de boa fé, embora culpe a greve por prejudicar o comércio e a economia.

A greve prejudicou as operações em dois dos três portos mais movimentados do Canadá, o porto de Vancouver e o porto de Prince Rupert - principais portas de entrada para a exportação de recursos naturais e commodities do país e para a entrada de matérias-primas.

A Nutrien culpou a paralisação do porto de Vancouver pela redução da capacidade de exportação em sua mina de potássio Cory em Saskatchewan e alertou sobre novos impactos na produção se a paralisação for prolongada.

A greve pode desencadear mais interrupções na cadeia de suprimentos e aumentar a inflação, alertaram economistas, no momento em que o banco central está tentando esfriar a economia. Espera-se que o Banco do Canadá aumente sua principal taxa de juros na quarta-feira em 25 pontos básicos, para 5%.

Mais da metade dos proprietários de pequenas empresas canadenses dizem que a greve no porto de Vancouver afetará suas operações, de acordo com os resultados preliminares da pesquisa da Federação Canadense de Negócios Independentes (CFIB), divulgados na terça-feira.

Até agora, a greve custou cerca de C$ 5,5 bilhões, com base no cálculo da Canadian Manufacturers & Exporters de cerca de C$ 500 milhões em comércio interrompido todos os dias.

As duas partes se encontraram pessoalmente pela primeira vez em mais de uma semana na noite de segunda-feira, disse uma fonte do governo não autorizada a falar oficialmente.

Eles se juntaram ao senador Hassan Yussuff, ex-presidente do Congresso Trabalhista Canadense que ajudou a negociar o fim da maior greve do setor público de todos os tempos em abril e maio, disse a fonte.

Em declarações na noite de segunda-feira, os dois lados culparam um ao outro por não conseguirem chegar a um novo acordo. A associação disse que suas propostas para atender à demanda do ILWU Canadá de expandir a jurisdição do sindicato sobre o trabalho regular de manutenção em terminais foram rejeitadas pelo sindicato.

Os trabalhadores e seus empregadores haviam desistido das negociações na semana passada, mas retomaram as negociações no sábado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.