CI

Governo promete baixar imposto sobre importação de fertilizantes

Para conter a inflação no país, a isenção duraria 12 meses




O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou pretende que diminuir a carga de impostos sobre as importações de fertilizantes e outros agroquímicos. Para conter a inflação no país, a isenção duraria 12 meses, mas vai na contramão de uma tendência protecionista adotada pelo governo Dilma nos últimos tempos.


“O dólar está flutuando, mas, neste momento, está mais valorizado. Desta maneira, ele acaba criando uma defesa natural para esse tipo de insumo. [a redução das alíquotas] vai depender do comportamento do dólar e será discutido com cada setor”, justificou.


Em setembro de 2012, o mesmo Mantega havia elevado a tarifa sobre a importação de fertilizante e produtos químicos, (além de outros insumos básicos) por 12 meses. A explicação era a de estimular a produção nacional e a concorrência.

“Vamos observar. Daqui até setembro, vamos ver se o dólar se fixa em outro patamar e, a partir disso, vamos definir para onde vai o Imposto de Importação”, conlcuiu o ministro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.