CI

Importação de fertilizantes cresce 11% no acumulado do ano

Compras do produto somaram 22,4 mi/t de janeiro a novembro


A importação de fertilizantes cresceu 11,2% no Brasil de janeiro a novembro em relação a igual período de 2013, segundo informações divulgadas pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). No mês de novembro, individualmente, as compras de adubos de fora do País avançaram 4,5% sobre o mesmo mês do ano passado.

O volume de importações no acumulado dos onze primeiros meses ficou em 22,4 milhões de toneladas, contra 20,1 milhões de toneladas em iguais meses de 2013. Em novembro as compras somaram 1,8 milhão de toneladas, e no mesmo mês do ano passado elas estiveram em 1,7 milhão de toneladas, de acordo com os dados da Anda.

O mundo árabe é um dos fornecedores de fertilizantes do Brasil. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o mercado brasileiro comprou 4,7 milhões de toneladas de adubos de países árabes de janeiro a novembro e 541 mil toneladas no último mês. O crescimento foi de 19,5% no acumulado do ano e de 31% em novembro. Nos dois casos, os percentuais ficaram acima do avanço geral das importações.

Em contrapartida, a produção nacional de fertilizantes recuou 6,2% em novembro para 696,9 mil toneladas. Também há queda na produção no acumulado do ano, de 6,4% para 8 milhões de toneladas, segundo a Anda. No ano passado, a produção foi de 9,3 milhões de toneladas. Apesar de importar, o Brasil também exporta um volume pequeno de adubos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.