CI

Israel como parceiro da agricultura gaúcha


A missão internacional do Vale do Rio Pardo para Israel se alia a outras viagens do tipo já realizadas pelo Rio Grande do Sul, que garantem novas opções econômicas para as propriedades rurais. Buscando aumentar estes laços, o grupo regional quer na observação das tecnologias, incrementar as lavouras de tabaco, como forma de diversificação de culturas agrícolas.

A região de Caxias do Sul já cultiva tomates e uvas com técnicas aprimoradas pelos israelenses. Pelo menos três viagens do tipo já foram realizadas pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) em parceria com sindicatos da serra e entidades políticas. A busca por tecnologias para a produção com melhor rendimento, foram alguns dos objetivos das viagens, que garantem boa presença israelense em território gaúcho.

Para o vice-presidente da Firs, Sebastian Watenberg, o estado já tem mantido contato com empresas do Oriente Médio, melhorando os avanços nas pequenas propriedades do Rio Grande do Sul. 'A Federação tem se mantido como uma das portas de acesso para as novas tecnologias de produção. Israel possui uma tradição de 60 anos com cultivo de alta produção, com irrigação mecanizada, por isso é fundamental buscar ampliar estas relações e trocar tecnologias, para aprimorar nossa área agrícola.'

Watenberg acompanha os representantes do Vale do Rio Pardo que participam da missão, e destaca o potencial da viagem, em especial, pela participação na 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura (Agritech). 'A visitação na feira é um ponto de destaque, lá estão os mais avançados produtos voltados a produção de alimentos. As novas tecnologias da área passam pela Agritech, a participação da região na exposição certamente abrirá novos caminhos para as lavouras locais.'

Novos negócios

Entre os objetivos da Federação de participar da organização de missões empresariais e econômicas é de fomentar as relações de negócios. Para o vice-presidente da entidade este deve ser o principal objetivo, além da observação das técnicas aplicadas em território israelense. 'A missão é uma das formas mais importantes para o fechamento de negócios e acordos. Essa relação precisa ocorrer para manter as parcerias e troca de informações entre os dois países,' destaca.

Segundo Watenberg, em Caxias dos Sul o modelo tem garantido frutos, já que após conhecer as técnicas de Israel, outras viagens ocorreram, também de representantes do país às propriedades gaúchas.

A missão organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), conta com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Cooperativa Sicredi, Firs e da Missão Econômica de Israel no Brasil. O grupo embarca rumo a Israel no sábado, 25, e permanecem no país até dia 3 de maio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.