CI

Linha de cebolas híbridas garante produtividade e qualidade aos produtores durante o ano todo

Variedades são desenvolvidas para atender em diferentes períodos as diversas regiões brasileiras


Com alto potencial genético, as variedades são desenvolvidas para atender em diferentes períodos as diversas regiões brasileiras

Nos últimos anos, a cultura da cebola cresceu de forma significativa, seja tecnologicamente ou pelo aumento de produção por área plantada, fatos que mostram a importância da hortaliça para a agricultura nacional. A cebola é a terceira cultura mais produzida no mundo, sendo o Brasil o oitavo produtor mundial. Ao lado da batata e do tomate, a cebola está entre as principais hortaliças produzidas no país, tanto em volume produzido quanto em rentabilidade gerada e giro de capital demandado.  

Para atender as diferentes regiões do país no cultivo da cebola, a Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, oferece e desenvolve constantemente para o mercado brasileiro um amplo portfólio de sementes para cultivo de cebolas capaz de atender todo o país.

“Hoje temos na linha 13 híbridos comerciais, dentre eles as variedades Aquarius, Soberana, Andrômeda, Perfecta, Sirius, Optima e Lucinda, adaptadas de Norte a Sul do Brasil, assegurando ao produtor a confiança de colher excelentes resultados, além de um extenso trabalho de desenvolvimento de produtos visando atribuir aos novos materiais características e benefícios condizentes com as necessidades do produtor e do consumidor”, explica o Gerente Comercial da Topseed Premium, Rafael de Morais.

Diante de um mercado cada vez mais exigente em padrão e qualidade, a Agristar investe constantemente em pesquisas com a linha de cebolas híbridas em quatro estações experimentais instaladas em diferentes localidades do país (Santo Antônio de Posse/SP, Orizona/GO, Mossoró/RN e Ituporanga/SC), procurando encontrar os materiais mais adaptados às condições de cada região.

“A utilização de variedades híbridas possibilita aos produtores de cebola aumentar a produtividade com ganho em qualidade, podendo atingir até 120 toneladas por hectare em algumas regiões do país, como Triângulo Mineiro e Goiás, além de ampliar o período de plantio e colheita, garantindo oferta constante do produto no mercado”, explica o Especialista em Bulbos e Raízes da Agristar, Samuel Sant’anna.

Dias de Campo
Para demonstrar o potencial produtivo e a sanidade das cebolas híbridas para o produtor, a Topseed Premium promove durante o ano todo nas diversas regiões do país os “Dias de Campo” de Cebolas Híbridas. Nesses eventos, os produtores têm a oportunidade de conhecer as características e resultados das variedades híbridas no campo, assim como esclarecer dúvidas de cultivo e manejo. 

Orientações Técnicas e Manejo Consolidado
Segundo Sant’anna, em algumas regiões do Brasil o produtor ainda carece de informação técnica a respeito da cultura da cebola. Ele ressalta a importância de procurar a orientação de um profissional capacitado para conseguir bons resultados. “Cada material tem sua particularidade: existem materiais mais exigentes no manejo hídrico; outros, na adubação. Às vezes, dependendo da época de plantio, o resultado do mesmo material pode ser diferente, além das pragas e doenças existentes, que influenciam na produtividade. Por isso, o produtor deve buscar informação antes de implantar a cultura”, orienta o especialista.

Durante o ano todo, a Topseed Premium conta com uma equipe de técnicos espalhada por todo o país para orientar sobre o manejo adequado às condições de cada região e garantir aos produtores qualidade e produtividade como resultados comprovados.

“A linha de cebolas da Topseed Premium tem a vantagem de ser uma linha com características mapeadas e manejos amplamente estudados e desenvolvidos pelos técnicos da Agristar nas estações experimentais da empresa e em parceiros, há alguns anos. Com isso, o produtor não tem surpresa, pois consegue bons resultados com variedades já consolidadas nos diversos mercados brasileiros”, afirma o Gerente Comercial da Topseed Premium, Rafael de Morais.

“O Brasil é um país continental, com condições diversas, mesmo em microrregiões. Muitas vezes, a genética desenvolvida precisa de maior adequação às condições totalmente diferentes do nosso país. Isso leva tempo e estudo, pois em uma mesma região podemos ter variações de um ano para outro. Adaptar o manejo a estas condições exige muito investimento em tempo e tecnologia. Por esse motivo, a Agristar possui estações experimentais em diferentes regiões e uma equipe que atua amplamente no campo, diretamente com o produtor”, explica o Gerente de Marketing da Agristar, Marcos Vieira. 

Novidades
Recentemente, durante a 21ª edição da Hortitec, em Holambra (SP), a Topseed Premium lançou mais uma variedade híbrida para o mercado brasileiro, a Cebola Lucinda, que tem sido cultivada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A cultivar apresenta folhagem verde escura com alta cerosidade, elevado potencial produtivo, alto rendimento de caixa, excelente conservação pós-colheita, destacando-se nas gôndolas por sua coloração amarela escura (pinhão) e pelo sabor agradável ao paladar, menos pungente (ardida)”, comenta Sant’anna. 

Cultivo, doenças e regiões produtoras
No Brasil, os principais polos de produção estão localizados na Região Nordeste (Irecê/BA e Vale do São Francisco), Goiás (Cristalina/PAD-DF), Minas Gerais (Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro), São Paulo (Monte Alto, São José do Rio Pardo e Piedade), Paraná (Irati e Castro), Santa Catarina (Ituporanga e Planalto Norte) e no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e o polo de São José do Norte).

As principais doenças que atingem o cultivo da cebola atualmente são o Fusarium, Raiz Rosada, Phytophthora, Botrytis, Mancha Púrpura, Antracnose, Míldio, Rhizoctonia e Stemphylium. 

Consumo e Benefícios
Segundo uma pesquisa de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome em média 28 kg de hortaliças por ano, sendo 3,3 kg/ano de cebola. A hortaliça traz uma série de benefícios à saúde por possuir propriedades medicinais de ação anticancerígena, antiviral e antibacteriana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.