CI

Ministério discute tendências e avanços do cooperativismo

Coordenadora do Denacoop detalhará as ações do Mapa ao longo deste ano para impulsionar o segmento, um dos que mais gera emprego e renda à população brasileira


Coordenadora do Denacoop detalhará as ações do Mapa ao longo deste ano para impulsionar o segmento, um dos que mais gera emprego e renda à população brasileira

As principais tendências para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro e o balanço das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano de 2012 serão os tópicos principais da palestra da coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), Vera Lúcia de Oliveira, no 8º Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense. O evento se estende até o dia 15 de dezembro, em Salinópolis, no Pará, e a exposição da coordenadora é amanhã, dia 14.


Sob o título de “O Ano Internacional das Cooperativas e as Principais Tendências”, Vera Lúcia detalhará as ações do Ministério ao longo do ano para impulsionar o segmento, um dos que mais gera emprego e renda à população brasileira. A aprovação da lei do trabalho, a instalação da Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário e as atividades de capacitação de gestores e associados ligados às cooperativas serão alguns pontos que merecerão o destaque da coordenadora.

Vera Lúcia também fará uma breve projeção sobre a tendência do cooperativismo no País e os desafios a serem perseguidos para que o segmento se modernize, mas sem perder sua essência. “As cooperativas devem ganhar competitividade perante o mercado, mas sem perder sua doutrina, mantendo o foco e a fidelidade aos seus princípios”, salientou. Na avaliação da coordenadora, o setor é dos que mais cresce e a concentração, por meio de fusões de cooperativas, deverá ser uma realidade e o Mapa precisa estar atento para a implementação de políticas públicas para esse novo cenário.


Outro aspecto que chama atenção e será abordado por ela na exposição é o avanço das cooperativas de agricultura familiar, uma realidade cada vez mais presente nas regiões brasileiras. Para Vera, o Governo não pode desconhecer essa situação, mas sim apoiar, implementando ações que promovam cada vez mais a profissionalização das gestões.

O evento no Pará é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado (Sescoop/PA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.