CI

Ministras latinas buscam direitos das mulheres rurais

Essa reunião foi convocada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura


Foto: Marcel Oliveira

As ministras e vice-ministras da Agricultura das Américas lançaram um foro para buscar o direito das mulheres rurais do continente. O movimento busca a institucionalização de um espaço cujo objetivo é “propor políticas concretas que favoreçam o desenvolvimento sustentável dos sistemas agroalimentares por meio do reconhecimento da contribuição crucial das mulheres rurais do continente para a erradicação da pobreza extrema e da fome”. 

Essa reunião foi convocada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e realizada na Embaixada do Brasil em Roma, coincidindo com o primeiro dia da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, entre 26 e 28 de julho na capital italiana. Participaram Samantha Marshall, ministra da Agricultura e Pesca de Antígua e Barbuda; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil; María Emilia Undurraga, ministra da Agricultura do Chile; Tanlly Vera, ministra da Agricultura e Pecuária do Equador; Jewel H. Bronaugh, subsecretaria de Agricultura dos Estados Unidos, e Natasha Kim, vice-ministra da Agricultura e Agro Alimentação do Canadá. 

Além disso estiveram presentes Martha Lucía Rodríguez Lozano, vice ministra de Desenvolvimento Rural da Colômbia; Lily Pacas, vice-ministra da Agricultura e Pecuária de El Salvador; Judith Ordóñez, subsecretaría de Pecuária de Honduras; Bettina Aguilera Paniagua, vice ministra da Agricultura do Paraguai; María Isabel Remy Simatovic, vice ministra de Políticas e Supervisão de Desenvolvimento Agrário do Peru e Miriam Guzmán, vice ministra de Desenvolvimento Rural da República Dominicana. 

“Devemos discutir políticas públicas e trocar informações para ajudar as mulheres rurais em nosso continente. Vivemos um ciclo de profundas transformações em nossa sociedade e o papel da mulher como agente de mudança é cada vez mais evidente. O empoderamento feminino é essencial para garantir a segurança alimentar global”, disse a ministra brasileira Tereza Cristina. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.