CI

Mudança climática pode afetar setor

Entrevista com o presidente da Aprosoja Brasil



Com o cenário de baixa para a commodity mais exportada no País, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Glauber Silveira da Silva, avalia que a única maneira de os preços reagirem é com intervenções climáticas nos Estados Unidos.

"Existem perspectivas de geada e a neve pode prejudicar a colheita norte-americana. O El Niño está para chegar e geralmente traz safras boas para a América do Sul, faz com que tenhamos muita oferta, mas de uma hora para outra tudo pode mudar", comenta.

Para Silva, os preços podem cair, mas isto não significa que devam permanecer em baixa. "O mercado é isso, tem altos e baixos", completa.

Em entrevista ao DCI, o representante do setor confirma que o aumento em torno de um milhão de hectares em área plantada, que estava previsto, será mantido.

"Teremos o aumento de área no Brasil, algumas regiões norte-americanas já estão com neve e isso pode atrapalhar um pouco a colheita deles", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.