CI

Mudança de paradigma da população global

Mais de 60 países estão tendo quedas populacionais


Foto: Pixabay

Durante décadas, as indústrias de alimentos e agricultura, governos e organizações sem fins lucrativos alertaram, advertiram, prepararam-se para um momento em que teriam de alimentar mais pessoas, com mais dinheiro, menos terras e menos recursos.  Seria necessário um aumento de mais de 70% na produção de alimentos até 2050 para alimentar mais 1,7 bilhão de pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

No momento, a população global está crescendo em sua taxa mais lenta desde 1950, caindo para menos de 1% em 2020, segundo dados das Nações Unidas. Espera-se que cresça para cerca de 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050, atingindo um pico de cerca de 10,4 bilhões durante a década de 2080 e mantendo-se nesse nível até 2100.

Mais de 60 países estão tendo quedas populacionais, de acordo com as Nações Unidas, incluindo a China, que teve seu primeiro declínio populacional em 60 anos, este ano ficando atrás da Índia como o país mais populoso. Dificilmente existe um consenso sobre a direção que a população tomará e o que isso pode significar para a produção de alimentos, disse Chuck Penner, proprietário da LeftField Commodity Research com sede em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

“Continuamos ouvindo essas previsões malthusianas de que vamos ficar sem comida ou terra, mas é baseado na premissa de uma população em constante crescimento a uma taxa bastante considerável”, disse ele. “E estamos descobrindo agora que essas previsões de crescimento populacional estável não estão se sustentando. Parece estar mudando ainda mais rapidamente nos últimos cinco a 10 anos. Isso não é suficiente para construir uma tendência de longo prazo, mas alguns argumentam que, uma vez que começamos a ver declínios populacionais, eles são quase irreversíveis”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.