CI

Nova abóbora produtiva e crioula é opção para produção agroecológica

Cada planta pode produzir até 50 abóboras pequenas , com polpa alaranjada, de consistência firme e rica em carotenoides


Destacar a cultura da culinária italiana é uma das opções para quem tiver interesse em produzir a nova cultivar de abóbora lançada pela Embrapa Clima Temperado, na sexta-feira, dia 14, durante a realização da 21a. Fenadoce, em Pelotas/RS. A BRS Tortéi, como sua própria denominação, é apropriada para o preparo de tortéi - um tipo de massa recheada com creme de abóbora, feito por descendentes da Itália - e também para preparo de vários pratos salgados.


"Cada planta pode produzir até 50 abóboras pequenas , com polpa alaranjada, de consistência firme e rica em carotenoides", explicou a pesquisadora. Ela destacou o tamanho do fruto - com 10 a 15 cm de diâmetro - uma excelente opção para consumidores que moram sozinhos ou têm famílias pequenas, por fornecer quantidades correspondentes ao consumo. "A BRS Tórtei também é ideal para o consumo do fruto inteiro, recheado, em porção individual", lembrou Lia Barbieri.

Inclusive pelo tamanho reduzido, a nova cultivar  de abóbora, possui um formato achatado com gomos salientes e a coloração é variada. "A cor da casca dos frutos varia ao longo do tempo após a colheita, desde verde-acinzentado até rosado e alaranjado", observa.

Segundo Lia Barbieri os frutos maduros também podem ser utilizados para decorar ambientes, ser colocados em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cerâmica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes. " A durabilidade dos frutos  podem ser até um ano", constatou.


A Empresa lança a cultivar, indicando as melhores práticas e o seu comportamento durante o cultivo, e orientações para que os próprios agricultores produzam suas sementes. Mas, para adquirir as primeiras sementes para sua propriedade, a Embrapa fez uma uma parceria com a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur/Conaterra e está à disposição através da Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Capão do Leão. Os contatos são (53) 3275-9291 ou email [email protected]

BRS Tortéi
É  muito produtiva - 50 frutos por planta
É anual  - dura até um ano pós-colheita
Plantio entre setembro a novembro
Colheita entre fevereiro a abril

Destaques na:
Culinária - pratos salgados e resgate cultural de descendência de famílias italianas
Decoração - coloração variada e tamanho pequeno permite adequação em recipientes
Mercado alimentício - opção indicada para consumidores sozinhos, devido ao tamanho

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.