CI

Plano Safra “não dá garantias nem tranquiliza o produtor”, diz Aprosoja-GO

Entidade reclama falta de diálogo com setor


“Esse é um plano que não dá garantias nem tranquiliza o produtor pelo momento que estamos vivendo politicamente”. A afirmação é do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, comentando o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2016/17.

De acordo com anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, seriam destinados R$ 202,88 bilhões em crédito para os produtores rurais brasileiros. O valor prometido representa um aumento de 8% em relação à safra anterior (R$ 187,7 bilhões). 

Na visão de Pereira, porém, o plano deveria ter sido discutido com o setor agropecuário para ter legitimidade. Segundo ele, as entidades vinham construindo propostas que focavam, por exemplo, na garantia de uma política eficiente de seguro rural – em Goiás, os produtores de grãos amargaram prejuízos devido à estiagem nas safras 2013/14 e 2014/15 de soja e agora na safrinha de milho. 

O dirigente da Aprosoja-GO sustenta que o PAP “tem prazo de vencimento, pois estamos com um governo que não tem mais credibilidade para governar nem para lançar um Plano Safra antecipado”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.