CI

Pragas não impedem sucesso na colheita de citros

Cultivo de citros em Caxias do Sul recebe impulso de clima propício


Foto: Pixabay

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, as condições climáticas favoráveis têm impulsionado o desenvolvimento das culturas de citros.  De acordo com o Informativo conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (04/04), com boa insolação, temperaturas altas e algumas precipitações, os produtores têm encontrado um ambiente propício para o crescimento das plantações, além de contribuir para a manutenção da saúde das plantas.

Apesar de alguns casos de pragas, como ácaro e larva-minadora, serem registrados nas folhas mais novas das plantas, os agricultores têm adotado medidas para o controle, incluindo roçadas para o manejo das plantas de cobertura do solo e aplicação de tratamentos fitossanitários preventivos.

Na colheita de bergamotas superprecoces Satsuma e Okitsu, na região de Frederico Westphalen, encerrou-se com sucesso, com os produtores alcançando um preço médio de R$ 65,00 por caixa de 22 kg. Enquanto isso, a colheita das variedades precoces de laranja Bahia, Iapar 73 e Salustiana está em andamento, mesmo que ainda verdes, devido à alta demanda do mercado.

Em Erechim, a colheita das variedades precoces de laranja e bergamota está em curso, embora a presença intensa da mosca-das-frutas represente um desafio.

Enquanto isso, em Santa Rosa, uma ampla variedade de citros está em fase de frutificação, proporcionando uma oferta diversificada no mercado. No entanto, a incidência de doenças e pragas, como a larva-minadora e o pulgão, tem sido observada nas folhas, destacando a importância dos cuidados fitossanitários.

Apesar dos desafios, o setor citrícola na região sul do Brasil continua mostrando resiliência e promete uma temporada produtiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.