CI

Produtores discutem a qualidade do algodão em Cuiabá


 
Nesta sexta-feira os cotonicultores estão reunidos, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para participar do workshop Qualidade do Algodão de Mato Grosso. Organizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o evento teve início as 8 horas. O objetivo é analisar o panorama atual da qualidade da fibra de Mato Grosso e apresentar ao público as atividades que as duas entidades vêm desenvolvendo referentes à qualidade do algodão e discutir a implantação de um programa de qualidade associado à certificação. O workshop é gratuito.


A programação inclui o levantamento das necessidades da indústria têxtil brasileira elaborado a partir de visitas realizadas em polos de produção em estados da Região Nordeste e em Santa Catarina. Também serão apresentadas as exigências do mercado internacional em relação ao algodão de Mato Grosso. Ainda pela manhã, estarão em pauta temas como qualidade do algodão a campo, colheita, beneficiamento, classificação e entrega ao cliente, abordados por pesquisadores, representantes de empresas produtoras da fibra, cooperativas e da indústria de máquinas.

Já no período da tarde será dedicado à apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto "Monitoramento da Qualidade da Fibra do  Algodão de Mato Grosso", coordenado pelo pesquisador Jean Belot do IMAmt. Outros temas em discussão serão as diretrizes do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso e um balanço do trabalho realizado pela equipe do IMAmt em usinas de beneficiamento quanto à segurança do trabalho e prevenção de incêndios.


 Programa de Desenvolvimento do Agronegócio - Durante o workshop Qualidade do Algodão de Mato Grosso acontece também o lançamento oficial dos cursos oferecidos pela AMPA e pelo IMAmt por meio do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio. Na oportunidade, haverá uma palestra de Antoninho Marmo Trevisan, representando a Trevisan Escola de Negócios, parceira da AMPA e do IMAmt na realização dos programas de qualificação que acontecerão em várias cidades de Mato Grosso a partir desta sexta-feira (22).

Programação:
8h - Abertura com o presidente da AMPA, Milton Garbugio
8h15m- Panorama sobre levantamento de demanda nas indústrias brasileiras
8h30m - Início do Módulo 1
a) Evolução da qualidade do algodão brasileiro e de Mato Grosso X Necessidades da indústria têxtil nacional
b) Exigências e demandas do mercado internacional em relação ao algodão de Mato Grosso

10 h - Coffee break
10h30m - Início do Módulo 2
a) Qualidade do algodão a campo
b) Colheita
c) Beneficiamento do algodão
d) Classificação de algodão e entrega ao cliente

12h30 - Almoço
13h30m - Início do Módulo 3
a) Atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Projeto Monitoramento da Qualidade da Fibra do Algodão de Mato Grosso
a.1) Monitoramento da qualidade do algodão de Mato Grosso
a.2) Diretrizes do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso
a.3) Segurança do Trabalho e Prevenção de Incêndios em Usinas de Beneficiamento de Algodão
b) Desafios e interesse de estabelecimento de um padrão de fibra;
c) Estratégias visando à implantação e consolidação do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso (Selo de Qualidade, Cronograma, Responsabilidades)

* Com Assessoria

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.