CI

São Paulo inicia última campanha de vacinação contra a febre aftosa

A vacinação é destinada a bovinos e bubalinos com idade até 24 meses


Foto: Pixabay

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) anunciou o início da última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo a partir de 1º de novembro. Nesta etapa, a vacinação é destinada a bovinos e bubalinos com idade até 24 meses, abrangendo aproximadamente 5 milhões de animais.

Veja também: Brasil e Indonésia produzirão vacinas contra aftosa

É importante ressaltar que a vacinação de outros tipos de animais está proibida, e o prazo para a imunização do rebanho se encerra em 31 de novembro. Os produtores têm até 7 de dezembro para declarar a vacinação.

A declaração da vacinação é preferencialmente realizada eletronicamente, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Caso não seja possível, os produtores têm a opção de preencher a declaração online, enviá-la por e-mail ou entregá-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima.

Em um ofício datado de 10 de agosto e encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cumprindo o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), determinou que, após a etapa de novembro de 2023, São Paulo suspenda a vacinação contra a febre aftosa. Com essa medida, São Paulo passa a fazer parte da categoria de zonas livres da doença sem vacinação, seguindo o exemplo de Estados como Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Conforme o documento, a partir de 1º de maio de 2024, animais provenientes de zonas livres com vacinação, como parte do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro, não poderão ingressar nos Estados que já suspenderam a vacinação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.