CI

Sojicultores gaúchos plantaram semente ilegal

Argentina monasca foi contrabandeada ao Brasil em anos anteriores



Produtores de soja do Rio Grande do Sul estariam plantando uma variedade de soja ilegal na região de Horizontina (Noroeste do estado). A denúncia foi feita pela jornalista Joana Colussi no Blog da Supersafra do Portal Zero Hora. 

De acordo com a nota, a semente utilizada seria a argentina monasca, que se adapta bem ao cultivo fora de época. A variedade foi contrabandeada ao Brasil em anos anteriores, salva em forma de grão, e agora estaria sendo multiplicada e plantada de forma ilegal na safrinha de soja, que começa a germinar no RS. 


A legislação permite cultivar semente salva (recurso utilizado por agricultores para reduzir custos com insumos). No entanto, “só é permitido produzir sementes de cultivares registradas pelo Ministério da Agricultura”, aponta Alexandre Levien, que é coordenador da unidade de certificação da Fundação Pró-sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.