CI

SP deve colher 378,1 mi de caixas de laranja

Alta de 17,4% ante as 322,5 milhões de caixas da safra anterior


A safra paulista de laranja deve atingir 378,1 milhões de caixas de 40,8 quilos em 2011, alta de 17,4% ante as 322,5 milhões de caixas da safra anterior, informou ontem o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo (IEA). Segundo o órgão, o levantamento foi feito junto aos produtores e aponta toda a produção do estado, maior região citrícola do mundo. Ou seja, a estimativa inclui a laranja processada pela indústria, a fruta consumida in natura e ainda as perdas nas lavouras e nos transportes.


Ao contrário de culturas como a cana-de-açúcar, as influências climáticas ocorridas em 2010, como o longo período sem chuvas, foram favoráveis à atual safra de laranja em São Paulo, de acordo com o IEA. "A longa estiagem, que prejudicou a safra passada, foi fundamental para estressar a planta e induzir excelente florada; além disso, as chuvas no momento certo do desenvolvimento vegetativo da cultura e em quantidade adequada foram fundamentais para o 'pegamento' dos frutos", informou o IEA.

A área total plantada de laranja em São Paulo em 2011 é de 619,56 mil hectares, com densidade média de 377 pés/ha, ou 1,8% acima da média do ano passado. Do total cultivado, 541,1 mil hectares têm pomares em produção e a produtividade média deve atingir 1,90 caixa/planta.


Já o clima seco preocupa produtores de citros no Estado de São Paulo, conforme informações do Cepea. Antes das chuvas da semana passada, já haviam sido relatadas quedas de frutas em algumas regiões. Com as precipitações recentes, em algumas áreas, houve melhora na qualidade das laranjas, mas noutras, a chuva foi muito abaixo do necessário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.