CI

Startup desenvolve alimentos probióticos para animais

“O mesmo microrganismo probiótico presente na ração canina é atualmente usado para suplementar a ração, por exemplo"


A empresa brasileira de biotecnologia YLive desenvolveu, por meio de um projeto apoiado pelo Programa Inovador de Pesquisas para Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP), uma tecnologia voltada à seleção de microrganismos capazes de induzir saltos de melhor qualidade e saúde para cada tipo de animal, com base na análise de sua microbiota, que é o conjunto de microrganismos no trato intestinal. Testes em fazendas experimentais indicam que a adição desse suplemento à alimentação do gado induziu um aumento de 45% na produção de leite após 45 dias. 

“O mesmo microrganismo probiótico presente na ração canina é atualmente usado para suplementar a ração, por exemplo. É óbvio que a eficiência desses microrganismos não será a mesma nessas diferentes espécies”, afirmou Natanael Pinheiro Leitão Júnior, fundador da startup. 

Os resultados das análises genéticas dos microrganismos encontrados no sistema digestivo dos animais estão correlacionados com aproximadamente 50 parâmetros de saúde e desempenho, como produção e composição do leite. "Os microrganismos que se correlacionam com os melhores parâmetros de saúde e desempenho são adicionados às fórmulas de novos alimentos probióticos específicos para certos tipos de animais, mais eficientes do que os disponíveis no mercado", afirmou Pinheiro Leitão Júnior. 

Por meio dessa plataforma tecnológica, os pesquisadores da empresa desenvolveram um probiótico específico para gado leiteiro criado no Brasil. “O resultado é muito semelhante ao obtido pela aplicação dos principais antibióticos atualmente utilizados na pecuária leiteira, como a monensina sódica e a virginiamicina, com as vantagens de ser um produto natural e não deixar vestígios no leite e na carne de animais”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.