CI

Suinter 2015 debate produção de suínos no futuro de 9 a 11 de junho

Evento reúne principais especialistas da suinocultura mundial


Evento reúne principais especialistas da suinocultura mundial para debater as mais importantes tendências da produção de suínos no futuro em Foz do Iguaçu, PR

Como manter a competitividade na suinocultura no mercado global? Quais são as melhores estratégias para manter a produtividade e adaptabilidade a diferentes mercados? Quais são as principais tendências para a rastreabilidade eletrônica, bem-estar animal e gestão de recursos humanos? Enfim, como será a produção de suínos no futuro? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pelos principais especialistas da suinocultura mundial durante o 8º Simpósio Internacional de Produção Suína (Suinter), que vai acontecer entre os dias 9 e 11 de junho, no Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Consagrado como o mais importante evento de produção de suínos, o Suinter tem o objetivo de debater os principais desafios e oportunidades da suinocultura, além de temas como instalação, manejo, sanidade, nutrição, reprodução, bem-estar e gestão, contribuindo com maior capacitação profissional e desenvolvimento da atividade, destacou a diretora da Consuitec e membro da comissão organizadora do encontro, Nazaré Lisboa. “Vamos trazer o que há de mais recente e avançado em pesquisas e tecnologias nas diferentes áreas de produção. A ideia é abordar estes temas de forma prática e fácil adoção no dia a dia da suinocultura”, afirmou a especialista.

Com o tema “Evolução: Produção em Foco”, o evento tem o apoio confirmado das mais importantes empresas do setor nas áreas de saúde, nutrição, genética, diagnósticos e equipamentos, reunindo representantes de todos os elos da cadeia produtiva, entre médicos veterinários, zootecnistas, produtores, gerentes de granja, representantes de cooperativas, agroindústrias, pesquisadores, empresários, técnicos de campo e estudantes. Outras informações sobre o 8º Suinter podem ser encontradas no site do evento (www.suinter.com.br), através do e-mail [email protected] ou do telefone (19) 3833-2510.

Inscrições
As inscrições para o 8º Suinter podem ser realizadas através do site do evento (www.suinter.com.br), pelo valor R$ 750 para profissionais e R$ 450 para estudantes.

Programação 
O 8º Suinter será aberto às 13h30 do dia 9 de junho pela médica veterinária diretora da Consuitec e Presidente do Suinter, Nazaré Lisboa. Às 13h45, o Painel de Gestão da Produção vai debater “Evolução: Produção em Foco”, com o médico veterinário e consultor em suinocultura internacional, Juan José Maqueda, do México. Em seguida, o especialista da Espanha, Ricardo Segundo, vai ministrar a palestra “Como motivar e reter talentos nos atuais sistemas de produção”. O CEO da Prairie Swine Centre Inc., na University of Saskatchewan, no Canadá, Lee Whittigton, vai destacar “O futuro da pesquisa pecuária: parcerias da indústria, governo e universidades”. Logo depois, o médico veterinário da Espanha, Carlos Piñero, vai falar sobre “Suinocultura de Precisão: como poderá nos ajudar na melhoria da sanidade, produção e biosseguridade nos próximos anos”.

No dia 10 serão três painéis diferentes. Das 8h às 10h45 a programação será aberta pelo CEO da Prairie Swine Centre Inc., na University of Saskatchewan, no Canadá, Lee Whittigton, com a apresentação “Superando 30 leitões/porca/ano: inovação em pesquisa e gestão”. Em seguida, o médico veterinário, Antonio Muñoz Luna, da Espanha, vai ministrar a palestra “Como podemos ser competitivos no mercado global: produtividade e adaptabilidade a diferentes mercados”. Logo depois, o médico veterinário Ricardo Segundo, do Uruguai, vai debater “Rastreabilidade eletrônica de tratamentos veterinários: um futuro muito próximo”.

A partir das 10h45 serão dois painéis simultâneos. O Painel Manejo de Maternidade começa com uma apresentação do CEO do Grupo Porc-Ex, da Dinamarca, Holger Bogebjerg Sorensen, sobre “Como manejar excedentes de leitões quando se supera 14 leitões nascidos vivos: experiência dinamarquesa”. Em seguida, o médico veterinário formado pela Universidade de Zaragoza, na Espanha, Luis Sanjoaquin Romero, destaca os “Avanços genéticos X Manejo de maternidade” e o médico veterinário Luis Pietro Garcia formado pela Universidade de León, na Espanha, encerra a programação deste painel com uma discussão sobre o “Equilíbrio da maternidade na cadeia de produção: perspectivas da América do Norte e Europa”.

Simultaneamente, o Painel de Crescimento e Terminação começa com a palestra “Ganho compensatório em animais de crescimento: mito e realidade”, ministrada pelo nutricionista com pós-doutorado em Nutrição de Suínos no Departamento de Ciência Animal e Avícola, em Guelph, no Canadá, Hector Martinez. Logo depois, o médico veterinário e professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio, vai debater “Caracterização e influência dos fatores de produção em suínos de crescimento e terminação”. Em seguida, o tema “Tomadas de decisão de programas sanitários através da interpretação sorológica” será debatido pelo médico veterinário Isaac Rodriguez Ballara, da Espanha. Na sequência, o médico veterinário mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ton Kramer, fala sobre “Problemas locomotores em animais de crescimento: causas e consequências”. Logo depois, Ricardo Segundo, vai debater os “Avanços no sistema de transporte de suínos: biosseguridade, bem-estar, eficiência, qualidade da carne”. Este painel será encerrado pelo médico veterinário Willian Costa com uma discussão sobre as “Causas de condenações em frigoríficos: o que podemos fazer para amenizar esses prejuízos? ”.

O Painel de Reprodução começa às 14h com o médico veterinário da Espanha Rafael Pallás, que vai destacar “Manejos reprodutivos imprescindíveis para melhorar os resultados de produtividade”. Em seguida, o médico veterinário e professor de mestrado em Produção e Sanidade Suína da Universidade de Lérida, na Espanha, Juan San Martin, apresenta a “Experiência europeia com porcas hiperprolíficas em estações eletrônicas de gestação em grupo”. E em seguida, ele também fala sobre “Oportunidade de modular a micro nutrição placentária, embrionária e fetal em porcas hiperprolíficas no sistema de gestação em grupo”. Este painel será encerrado por Pallás, com um debate sobre o “Uso de hormonioterapia para avançar na reprodução suína”.

No dia 11 de junho, a programação segue com uma Manhã Especial com Dr. David Taylor. A partir das 9h, ele vai abordar “O intestino saudável e os resultados de doença entérica”. Em seguida, ele ministra a palestra “Diarreia Epidêmica Suína (PED): 40 anos de uma patologia emergente na Europa” e encerra o programa com um debate sobre “Salmonelose em suínos e seu controle para proteger o consumidor”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.