CI

Técnicos da CDA recebem treinamento para manejo do cancro cítrico

O treinamento reuniu cerca de 60 servidores


Foto: Divulgação

O Fundecitrus realizou uma palestra para os técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (1º), no Sindicato Rural de Bebedouro (SP).

O treinamento reuniu cerca de 60 servidores, que receberam orientações e tiraram dúvidas sobre as principais estratégias de controle, manejo e identificação do cancro cítrico, importante doença da citricultura que afeta todas as espécies e variedades de citros.

A palestra foi conduzida pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi, que reforçou a importância da adoção de medidas para o controle da doença e da regulamentação fitossanitária. “O encontro com os servidores foi enriquecedor para troca de experiência e conhecimento, e essas informações chegarão ao produtor de maneira assertiva. Para evitar o aumento da doença nos pomares, o citricultor precisa adotar medidas preventivas para neutralizar ou minimizar o efeito prejudicial da doença”, explica Bianchi.

O cancro cítrico tem grande relevância para a citricultura por causar a desfolha das plantas e, principalmente, prejuízos à produção. Frutos afetados caem prematuramente e levam à redução da produtividade. Além disso, as lesões de cancro cítrico depreciam a qualidade dos frutos para o mercado in natura e restringem a comercialização da produção.  É possível evitar a chegada da doença nos pomares pelo uso de mudas sadias, aplicações de cobre, descontaminação e limpeza de máquinas, ferramentas e veículos, controle do minador dos citros e inspeção de pomares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.