CI

Técnicos da Emater/RS-Ascar realizam roteiro de visitas a produtores de frutas na região de Santa Rosa

Uma comitiva formada por técnicos da Emater/RS-Ascar visitou diferentes experiências de produção de frutas na região de Santa Rosa


Uma comitiva formada por técnicos da Emater/RS-Ascar visitou diferentes experiências de produção de frutas na região de Santa Rosa, nestas quinta e sexta-feira (20 e 21/10). A fruticultura comercial está presente em 1.636 propriedades assistidas pela Emater/RS-Ascar, nos 45 municípios da Fronteira Noroeste e Missões.

Participaram das visitas em Porto Mauá, Tuparendi, Santa Rosa, Tucunduva e Horizontina, o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de fruticultura, Antônio Conte e o assistente técnico regional, na área de produção vegetal, Gilmar Vione. 

Na quinta-feira (20/10), o casal Nilson e Cirlei Dawies recepcionou os técnicos em sua propriedade em Porto Mauá, acompanhados dos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Na área voltada à citricultura, foram discutidas alternativas para evitar e controlar a ocorrência de doenças do citrus e a nutrição de plantas. 

Na localidade de Cinquentenário, em Tuparendi, a equipe da Emater/RS-Ascar do município e os demais técnicos visitaram a unidade de observação de uva, implantada na propriedade de Marcelo Bin, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho. Na oportunidade, foram observados a condução das plantas, poda de formação e tratamentos utilizados no parreiral. 

O roteiro seguiu à tarde em reunião com associados da Cooperativa do Vinho Fronteira Noroeste e Economia Solidária (Coopervino), de Tucunduva. Com a participação do contador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar Roberto Ferreira, do assistente técnico regional Jorge João Lunardi e da equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Tucunduva foram abordados os temas agroindustrialização e os potenciais do mercado para vinhos e sucos na região. A cooperativa inaugura oficialmente suas instalações e o ponto de vendas da agroindústria no próximo dia 1º/12, em um amplo espaço, às margens da RS-305. 

Em Horizontina, a visita à propriedade de Luciano Hickmann foi acompanhada também pela engenheira agrônoma Cecília Bernardi. O produtor investiu na produção de uva orgânica, sendo intensa a oferta e a procura no sistema colhe e pague. A propriedade sediará no dia 13/12, um dia de campo sobre manejo de videiras. 

Na sexta-feira (24/10), a visita foi a propriedades com produção de morango. O cultivo da fruta na Fronteira Noroeste e nas Missões começa a se intensificar, sendo cultivados em torno de 357 toneladas de morango na região, grande parte em sistemas protegidos. Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, as variedades mais comuns na região são a San Andreas, Aromas e Albion, de dia neutro, e a Camarosa, Festival, Benícia e Camino Real, de dia curto. 

Acompanhados do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa Claudemir Ames, os representantes dos Escritórios Central e Regional visitaram os produtores José Karling, Paulo Roberto Facchinello e Vanderlei José Karling, que por meio do Pronaf Investimento, com projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar, implantaram uma estrutura de ferro e lona plástica, com 6.200 m2, onde cultivam em sistema semi-hidropônico. 

O roteiro foi finalizado com visita ao produtor Eldor Sackviel, na localidade de Lajeado Grande, onde foi implantado parreiral de uva em área voltada tradicionalmente à lavoura de grãos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.