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Varejo agropecuário também precisa se adequar à nota fiscal eletrônica ao consumidor

Mudança nos procedimentos fiscais


A partir do dia 1º de julho, a obrigatoriedade da emissão da NFC-e começa a valer para algumas empresas do comércio de seis estados brasileiros (Roraima, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná). Até o fim do cronograma, todos os setores precisam estar adequados às novas regras, inclusive o de varejo agropecuário, como os pet shops, produtos veterinários, máquinas e ferramentas, entre outros.
 
O cronograma de adequação varia conforme o estado e é determinado por cada Secretaria da Fazenda (SEFAZ). No Paraná, por exemplo, a obrigatoriedade para o setor começa a partir do dia 1º de dezembro. Em outros locais, a obrigatoriedade não é por segmento, mas sim por faturamento ou outro critério. Para se adequar, os empresários devem consultar um contador de confiança ou a SEFAZ de sua região. A mudança nos procedimentos fiscais somada à evolução em grande escala do comércio varejista no agronegócio, especialmente os pet shops, resulta em uma demanda por softwares que ajudem as empresas na adequação às novas regras e necessidades.
 
Recém-criada, a MBR Shopping Agropecuário foi a primeira empresa paranaense do agronegócio a utilizar a NFC-e e optou por um software específico para o setor, o Agroshopping Pronto!, desenvolvido pela Agrotis Agroinformática. A ferramenta garantiu a organização da gestão da loja. “O software cumpre com todas as nossas necessidades. Trouxe organização, refletindo em um melhor controle de estoque, vendas e outras questões financeiras”, conta Walquiria Freire, gerente financeira e administrativa da empresa.

Além da emissão do novo documento fiscal, o software une gestão comercial, financeira e gerencial.

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