CI

Mancha de alternaria

(Alternaria tabacina) Culturas Afetadas: Fumo

A mancha de Alternaria pode ser sério problema as solanáceas em geral, especialmente para o fumo.

Danos: A mancha de Alternaria aparece inicialmente nas folhas mais baixas, durante períodos quentes e úmidos. Inicialmente, são formadas áreas aquosas circulares e pequenas que, posteriormente, aumentam, formando lesões marrons, com 1 cm de diâmetro, muitas vezes circundadas por um halo amarelo. Com o tempo, aparecem anéis concêntricos escuros, com até 3 cm de diâmetro. No centro das lesões velhas, sob condições de alta umidade, aparecem massas escuras de conídios e conidióforos. Sob condições de alta umidade e temperatura, as áreas infectadas coalescem, causando perdas em peso e qualidade.

Controle: A utilização de sementes sadias reduz a ocorrência de infecção em “seedlings”. Devem ser evitados plantios em áreas que foram severamente afetadas nos anos anteriores. Outras medidas adicionais, como evitar excesso de nitrogênio e umidade, ajudam a reduzir a severidade da doença.

Em condições de campo, os cultivares mais utilizados apresentam certa resistência, não sendo necessário fazer uso de fungicidas.

Fotos

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.