CI

“Lagarta helicoverpa veio pra ficar”, alerta especialista

Entomologista, Dr. Mauro Braga comenta sobre a nova praga


 
A agricultura brasileira enfrenta uma nova ameaça: variedades de lagartas chegando ao País e atacando a soja, o algodão e o milho, entre outras culturas. Entomologista, o Dr. Mauro Braga é consultor ad hoc do Instituto Phytus, e afirma que essas novas pragas surgiram com a adoção dos transgênicos, a alteração de práticas culturais e o incremento no uso de defensivos agrícolas nas lavouras.
 
“Todo esse complexo de defensivos (inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas) usados no ambiente têm provocado uma redução muito significativa da chamada ‘Doença Branca’ – um inimigo natural das lagartas. No passado, elas eram controladas por esse fungo benéfico. Com a ausência dele, essas lagartas estão ganhando o status de pragas principais”, explica Braga. 
 
O especialista acrescenta: “Nossa preocupação é com os anos seguintes. Parece que a helicoverpa veio pra ficar. Como o Brasil é muito extenso, dessa safra para a próxima nós teremos um banco de pulpas muito alto. Em alguma região a condição climática vai ser muito favorável para ela, e no ano que vem ela pode causar muitos problemas já na fase inicial da soja”.
 
Clique AQUI para ver o vídeo completo, produzido e disponibilizado pelo Clube Phytus. Ali o entomologista dá orientações de manejo com programas de aplicação de inseticida em vários momentos da cultura.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.