CI

Um mundo melhor para os filhos ou filhos melhores para o mundo?


Alexander Silva de Resende
Certamente não serei o primeiro a abordar esse tema. Mas há alguns anos, um dos "clichês" ambientais mais fortes era o de apelar para a sensibilidade das pessoas em relação aos seus filhos e sempre defender uma cultura ambientalmente correta através da frase: "Esse é o planeta que queremos para nossos filhos?" ou "Precisamos trabalhar para que as futuras gerações tenham um mundo melhor!" Lamento dizer, mas além de não termos, individualmente, essa capacidade toda de melhorar o mundo, também não tenho visto o mundo melhorar... A cada dia a população cresce, melhora a renda, consome mais, polui mais... Quando eu era adolescente não me lembro de ver água de 20 Litros sendo vendida... Hoje acho para comprar até em posto de gasolina... Será que no futuro teremos posto de água? 

De forma mais recente, tem um outro "clichê", esse, ao meu ver, bem mais sensato, que diz: "Precisamos é educar nossos filhos, para criarmos filhos melhores para o mundo" Essa frase gosto bem mais! Gosto bem mais, por que isso sim eu posso fazer! Isso está dentro da minha capacidade! Da minha competência! E, com pessoas melhores, certamente teremos um mundo melhor, de brinde.... Simples assim! Pois é, mas não é simples. A cada dia a base familiar se deteriora mais... Hoje, pai e mãe trabalham e muito! Sempre pensando em dar o melhor para seus filhos! garantir uma vida melhor! mais estável! sempre pensando do ponto de vista econômico... Será que é só isso? Uma mesada maior vai pagar a nossa ausência? 
Pois é, sem dúvida educar filhos é o projeto mais complexo que já me meti... rsrsrs Por mais que tentemos planejar, cada dia é uma novidade e o mais interessante, um filho nunca é igual ao outro rsrsrs. E, mais complicado ainda, é pensar com uma cabeça de quarenta e poucos anos, de uma geração que cresceu vendo Tom e Jerry e Pica pau, sem computador, sem internet (no máximo um rádio PX) e tentar compreender os anseios e necessidades de uma geração de menos de 10 anos, que já nasceu vendo smartphones, tablets, discovery kids rsrsrs  Eita.... Solução única não existe, mas todas passam pela necessidade de passar mais tempo com seus filhos e sua família, não só de corpo, mas também de alma. 

Quando eu olho os dois clichês que falei acima, e releio a coluna, acho que a responsabilidade de "deixar um mundo melhor para os filhos" é bem menor do que a de "deixar filhos melhores para o mundo" rsrsrs Essa última, é a minha cota de responsabilidade para realmente deixar "o mundo melhor"!

Grande abraço!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.