CI

Helicoverpa armigera pode viajar até mil quilômetros, revela estudo

“Uma espécie que apresenta grande mobilidade”




“Uma espécie que apresenta grande mobilidade” – assim é descrita a Helicoverpa armigera em um estudo publicado recentemente pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Fundação Mato Grosso. A partir desta terça-feira (09.07), o Portal Agrolink trará uma série de matérias com informações desta pesquisa. 


Veja: ?Neblina de defensivo potencializa combate à Helicoverpa armigera

EXTRA: Helicoverpa armigera pode atacar até 200 espécies, alerta Bayer

Confira: Produtores usam vespa para combater Helicoverpa armigera

De acordo com o levantamento, a praga “pode se dispersar com grande facilidade, pois os adultos são migrantes naturais e apresentam movimento de longo alcance, podendo chegar a 1.000 km de distância”. A referência é a obra de PEDGLEY, D. E. Windborne “Migration of Heliothis armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) to the British Isles”, da “Entomologist’s Gazette”, da cidade de Wallingford (Inglaterra).

Além, disso, o documento caracteriza a Helicoverpa armigera como tendo “alta capacidade de sobrevivência, mesmo em condições adversas, podendo completar várias gerações ao ano e finalizando o seu ciclo de ovo a adulto no período de quatro a seis semanas”. 

“Essa praga possui alto potencial reprodutivo, sendo que cada fêmea tem a capacidade de ovipositar de 1.000 a 1.500 ovos, sempre de forma isolada, sobre talos, flores, frutos e folhas, preferencialmente no período noturno. Para a postura, prefere a face adaxial das folhas e superfícies pubescentes”, explica o estudo.


A comunicação científica é assinada por cinco especialistas, sendo quatro deles da Escola de Agronomia da UFG (Goiânia/GO): Cecília Czepak, Karina Cordeiro Albernaz, Humberto Oliveira Guimarães e Tiago Carvalhais. Pelo Centro de Pesquisa Dario Minoru Hiromoto, da Fundação Mato Grosso (Rondonópolis/MT), assina Lúcia Madalena Vivan.

Confira: Como o mundo combate a Helicoverpa armigera

Inédito: Helicoverpa armigera custa US$ 5 bilhões por ano em controle e perdas

Próxima da série: Helicoverpa armigera já atacou mais de 60 espécies de plantas
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.