CI

350 toneladas de sementes irregulares são apreendidas

Fiscalização ocorreu nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


Foto: Mapa

Nos meses de outubro e novembro, uma força-tarefa de fiscalização intensificou suas operações nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visando coibir a produção e comercialização de sementes irregulares de espécies forrageiras de clima tropical. O resultado foi a apreensão de 355 toneladas de sementes fora dos padrões estabelecidos.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no Mato Grosso, auditores fiscais federais agropecuários  conduziram inspeções em 12 estabelecimentos nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Durante a ação, 78 toneladas de sementes irregulares foram apreendidas, resultando na lavratura de três autos de infração.

A força-tarefa, coordenada pelo Mapa no Mato Grosso do Sul, com o apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, inspecionou 28 estabelecimentos em municípios como Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. O resultado foi a apreensão de 277 toneladas de sementes irregulares e a suspensão temporária das atividades de um estabelecimento. Nessa operação, foram lavrados 12 autos de infração.

O foco principal dessas operações foi intensificar a fiscalização sobre as sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no país. O objetivo é evitar que infrações representem riscos à defesa agropecuária, garantindo a conformidade com a legislação brasileira e a origem das sementes.

Bruno Roncisvale, chefe da Divisão de Sementes, destaca a importância da fiscalização não apenas para garantir a oferta de sementes com identidade e qualidade asseguradas aos consumidores, mas também para proteger produtores e reembaladores de sementes idôneos da concorrência desleal representada pela pirataria.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.