CI

Biofungicida é alternativa contra doenças de solo

É indicado para uso no tratamento de semente e sulco


Foto: Canva

A FMC anunciou o lançamento do biofungicida Ataplan (Bacillus velezensis CEPA RTI301 + Bacillus subtilis CEPA RTI477). De acordo com a fabricante, essa nova solução biológica tem a função de proteger as culturas contra o ataque dos principais fungos de solo, tais como Fusarium sp., Rhizoctonia sp., Phytium sp e Colletotrichum sp.

Essa ameaças que podem afetar a germinação das sementes e a emergência das plântulas, além de causar o tombamento, afetando o stand final de plantas e reduzir de 10 a 40% o potencial produtivo da lavoura e a qualidade dos grãos.
 
“O Ataplan assegura o melhor estabelecimento da plantação, pois reduz a morte de plântulas e possibilita uma proteção mais prolongada contra os patógenos de solo”, explica Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC.

Esses fungos, normalmente, sobrevivem em resíduos de culturas ou em plantas hospedeiras e entram nas lavouras por meio das máquinas e implementos contaminados ou pelo uso de sementes não certificadas. O novo biofungicida da FMC atua por contato, com múltiplos mecanismos de ação, e pode ser empregado nos principais cultivos que as doenças de solo provocam prejuízos. 

É indicado para uso no tratamento de semente e sulco e a formulação de alta tecnologia possui a bactéria na forma de endósporos, o que garante flexibilidade de uso e compatibilidade com produtos químicos.

“Essa solução complementa o manejo com fungicidas químicos utilizados no tratamento de semente, pois estes protegem as plântulas nos primeiros 5 dias após a semeadura e o Ataplan, devido ao modo de ação e capacidade de colonização da radícula e das raízes do cultivo, estende o período de controle garantindo maior período de proteção”, diz Antônio.

O gerente ainda ressalta que o produto pode ser utilizado pelo agricultor sem interferir no manejo atual devido a essa compatibilidade e a possibilidade de aplicação em qualquer condição climática, o que não acontece com outros produtos biológicos a base de fungos.

“A demanda por soluções sustentáveis aumenta a cada dia no mundo todo e a FMC é pioneira em produtos biológicos no Brasil, desde 2007. Globalmente, nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento são expressivos nessa área para contribuir com o agronegócio e, também, para oferecer um conjunto de ferramentas com alto desempenho para pragas e doenças para as gerações de agricultores”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.