CI

Fique de olho na sua semente porque o El Niño chegou

“Manter a qualidade e o vigor da semente é fundamental"


Foto: Divulgação

O El Niño é um fenômeno natural de aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial, que ocorre a cada cinco a sete anos, durando de um a um ano e meio. Ele altera os padrões de circulação atmosférica, afetando a distribuição de umidade e temperatura globalmente. No Brasil, o El Niño causa secas prolongadas no Norte e no Nordeste, ao mesmo tempo em que traz chuvas intensas para o Sul, afetando o início da safra.

De acordo com o gerente técnico da SEEDCORP I HO Márcio José Locatelli, existem alguns cuidados que o agricultor deve tomar. “Historicamente, temos chuvas muito irregulares no final de setembro e começo de outubro, com alguma ocorrência de estiagem em algumas regiões, atrasando as semeaduras para abertura de plantio. Então, o agricultor precisa ter uma semente de qualidade para que ele consiga fazer a semeadura. Quando essa semente tiver um mínimo de condição de germinação irá romper o solo, proporcionando um melhor estabelecimento da cultura”, comenta.

“Manter a qualidade e o vigor da semente é fundamental. Importante, dentro da programação pré-semeadura, estar atento a isso. Tirar a semente de um ambiente controlado, como uma câmara fria, por exemplo, com temperaturas amenas e controladas para plantio, esperar a chuva e ela não vir é sempre um risco”, completa.

Produtos com alto potencial produtivo e resistência a nematóides têm sido considerados um diferencial da SEEDCORP I HO pelos seus clientes e produtores no Cerrado. “Isso permite maior certeza de adaptação/estabilidade e posicionamento das novas cultivares que chegam ao mercado, dando maior nível de segurança para o produtor, que semeará nossas cultivares com posicionamentos certeiros”, informa Locatelli

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.