CI

MIP reduz aplicação de inseticida em 50% na soja

Economia de 2 sacas de soja por hectare


Foto: Nadia Borges

Nos últimos 10 anos, os agricultores que adotam o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura da soja conseguiram reduzir, em média, 50% nas aplicações de Inseticidas. Este é um dos resultados de pesquisa realizada pela Embrapa soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O MIP Soja é recomendado desde os anos 70, porém, nos últimos dez anos, foram sistematicamente acompanhadas 1.639 lavouras que adotaram as estratégias preconizadas pelo MIP. Essas lavouras conseguiram reduzir de 3,6 para 1,7 o número de aplicações de inseticidas. 

“O valor é equivalente a uma economia de 2 sacas de soja por hectare. Essa diminuição no uso de químicos reduz a exposição dos aplicadores e promove uma agricultura com menor custo e maior rendimento”, defende a pesquisadora Roberta Carnevalli, da Embrapa Soja.

Apenas na safra 2022/2023, foram acompanhadas 150 unidades de referência (URs) em MIP-Soja, instaladas em lavouras comerciais de 101 municípios. “Além dos excelentes resultados que obtivemos com o MIP, outro diferencial é a compilação de dados e elaboração anual de publicação com a divulgação dos resultados”, ressalta o coordenador do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan Possamai.

Possamai explica que esse processo de adoção do MIP vem sendo realizado pelos produtores com o apoio de profissionais da assistência técnica, o que permite mensurar o impacto na adoção da tecnologia. “Os resultados mostram ser possível aliar redução de custos, devido à redução no número de aplicações, que se reverte ainda em maior rentabilidade e menor impacto ambiental”, ressalta.  

Além do MIP, vêm sendo avaliadas outras práticas agrícolas: Manejo integrado de Doenças e Coinoculação.  A partir da safra 23/24, o programa se ampliará com a introdução de mais um protocolo para avaliar as boas práticas no manejo Integrado de plantas daninhas e manejo de solo.  

Entre os princípios básicos do MIP está o monitoramento da lavoura, com o uso de um pano de batida que indica a quantidade de insetos presentes na lavoura. A tomada de decisão sobre a aplicação de inseticidas será feita apenas quando os níveis de ação preconizados pela pesquisa sejam atingidos (dois percevejos encontrados no pano de batida ou, em média, 20% de desfolha para o controle de lagartas). 

Havendo necessidade de pulverização, recomenda-se o uso de uso de produtos mais seletivos, ou seja, que têm eficácia pontual no problema.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.