Ácaro-vermelho ou (Tetranychus cinnabarinus)

Ácaro-vermelho

(Tetranychus cinnabarinus)

Culturas Afetadas: Mandioca

Este ácaro ataca mais de cem espécies de plantas. É uma praga séria em plantas cultivadas como feijão, berinjela, pimenta, tomates, cucurbitas, mamão, maracujá e muitos outras. Este ácaro também ataca muitas flores e plantas ornamentais como cravo, crisântemo, cymbidium, gladíolo, calêndula, pikake e rosa.

Danos: Adultos e ninfas se alimentam principalmente na parte inferior das folhas. A superfície superior das folhas torna-se pontilhada com as punções de alimentação. Os ácaros tendem a se alimentar em "bolsões", muitas vezes perto da nervura central. As folhas eventualmente ficam branqueadas e descoloridas e podem cair.

Controle:

Biológico - O principal predador natural deste ácaro são os besouros do gênero Stethorus, que se alimentam de todos os estádios de desenvolvimento destes ácaros. A atividade de alimentação do besouro predatório é maior em culturas com folhas lisas em seus lados inferiores. Além disto, há um número grande de joaninhas que se alimentam destes ácaros, mas que não são tão eficazes como os besouros do gênero Stethorus. Uma série de ácaros predadores também são eficazes no controle desta espécie de ácaro fitófago, tais como Phytoseiulus macropilis.

Químico - Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Produto
Oberon