CI

Antracnose

(Colletotrichum phomoides) Culturas Afetadas: Melão, Tomate

A antracnose causada por Colletotrichum phomoides é uma doença observada geralmente em frutos maduros de tomateiro, mas que podem aparecer em frutos verdes e as folhas. Esta doença normalmente não causa prejuízos severos nas condições brasileiras.

Danos: O patógeno invade os frutos verdes, mas os sintomas normalmente surgem quando o fruto começa a  amadurecer. Inicialmente, surgem lesões pequenas, deprimidas, aquosas  e circulares que aumentam de tamanho e coalescem,formando   lesões   circulares   e   grandes   que   cobrem grandes extensões dos frutos.As lesões típicas da antracnose são deprimidas, com bordos definidos,de   centro   pardo-claro,onde   se   observa   inúmeros pontos  pretos – os corpos frutíferos   (acérvulos)   do   patógeno. Sob   condições   de   umidade   relativa   alta, pode-se observar  uma massa rósea de esporos sobre as  lesões. Estes são disseminados facilmente pelo vento e pela chuva  atingindo outras plantas na cultura.

Controle: Este agente causal de antracnose é   destituída   de   importância   em   culturas   bem   conduzidas,   pois as pulverizações  para o controle da outras doenças fúngicas reduzem drasticamente a doença. As medidas adicionais de controle são o tratamento de sementes, para se evitar o tombamento, bem  como a destruição dos restos de cultura. Além  disso,   recomendam-se colher os frutos sadios apenas quando estiverem secos.

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.