CI

Soja: Plantio ultrapassa ¾ da área no Brasil, estima INTL FCStone

Até agora clima não atrapalhou


O plantio de soja no Brasil atingiu 77,6% da área projetada para a safra 2016/17, de acordo com nova parcial divulgada pela INTL FCStone. De acordo com a consultoria, a maioria das regiões produtoras brasileiras apresentam excelentes condições em função de ciclos climáticos bem variados.

“Estamos falando de uma safra espalhada em um território de mais de 4 milhões de km². Identificamos ‘contratempos’ apenas no sul do Mato Grosso do Sul, onde o nível de chuvas segue abaixo do histórico, e Oeste da Bahia, atraso acima do normal no início das precipitações”, afirma Thadeu Silva, diretor de Inteligência de Mercado da INTL FCStone.

De acordo com ele, nas próximas semanas há previsão de chuvas na maior parte do País, favorecendo especialmente a região do Matopiba e Minas Gerais. “O Rio Grande do Sul, que também tem bastante área a plantar, deve apresentar clima mais seco mas, como tem bom nível acumulado no solo, deve apresentar grande avanço na semeadura”, completa Silva.

Em seu último levantamento, a consultoria INTL FCStone reduziu levemente sua previsão para a safra de soja do Brasil em 2016/17 para 101,83 milhões de toneladas (ante 101,85 milhões da previsão de outubro). “Até o momento as perspectivas climáticas são positivas para o período de desenvolvimento das plantas, com risco de seca na região Sul e Norte/Nordeste do país em função da ocorrência do fenômeno La Niña com intensidade fraca”, disse a consultoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.