Formiga lava pé ou Formiga de fogo (Solenopsis saevissima)

Formiga lava pé

Formiga de fogo (Solenopsis saevissima)

Culturas Afetadas:

As operárias de Solenopsis saevissima são polimorficas. As maiores alcançam de 3,5 a 5 mm de comprimento. A cabeça e o tórax são de coloração marrom-clara-avermelhada. O abdome possue uma parte mais escura. As formigas do gênero Solenopsis são agressivas, numerosas e não muito exigentes com o alimento.

Seus hábitos prejudicam tanto animais como plantas. Têm importância econômica principalmente pelos danos que ocasionam na agricultura. Esta espécie ocorre no Brasil, com registros publicados nos estados da Amapá, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, e São Paulo.

Solenopsis saevissima prejudica várias culturas entre a que estão registrados citros, batatinha, quiabeiro, beringela, entre outros.

Danos: Os prejuízos podem ser ocasionados pela destruição de sementes germinadas, plantas em viveiros, ou em desenvolvimento vegetativo avançado, quando roem tronco, gemas, folhas, flores e tubérculos de diferentes culturas. O dano indireto é causado pela proteção que oferecem a insetos que prejudicam culturas importantes. A presença de formigas dentro das lavouras impede a colheita manual de frutas e verduras.

Controle: Realizar pulverizações de inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Nenhum produto encontrado.
  • Não foram encontrados produtos para a sua pesquisa.
  • Você pode tentar novamente utilizando outra grafia para essa palavra.