PecShow vai focar em genética e tecnologia
CI
Imagem: Marcel Oliveira
FEIRA

PecShow vai focar em genética e tecnologia

Feira de Exposição e Vendas de Touros foi aberta nesta quinta-feira (28), no Tocantins
Por: -Eliza Maliszewski

Foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (28), a 3ª edição da PecShow - Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. O evento ocorre de maneira 100% presencial no Parque Agrotecnológico de Palmas (TO). 

A PecShow é voltada para o segmento pecuarista e visa fomentar a qualidade do rebanho através da melhoria genética e da transferência de tecnologia no estado. Participam expositores, técnicos, acadêmicos e pecuaristas. Em exposição estão cerca de 180 animais, entre bovinos das raças Nelore, Senepol e Bosmara; ovinos  Santa Inês e Dorper; veículos, tratores, implementos agrícolas e insumos, além de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas e palestras voltadas pra o fortalecimento da pecuária tocantinense.

Este ano também, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira vai sediar a Vitrine PecShow, organizado pelo Vitrine Pecuária, onde serão comercializados presencialmente gado P.O de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo serão mais de mil animais.

De acordo com o secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, a feira confirma o crescimento do setor pecuarista tocantinense uma atividade geradora de renda  e que movimenta a economia. A carne e os derivados do boi tocantinense, por exemplo, chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países, especialmente Europa e Ásia. “Nos primeiros 4 meses de 2021 foram R$ 499.783,40 milhões em carne exportada, representando 17% da exportação do Estado (MDIC). Com um rebanho com mais de 9 milhões de cabeça os produtores tem investidos em  tecnologias de melhoramento genético, buscando sempre excelência em produtividade e mostrando assim a  tendência de expansão e  o grande potencial para a economia do Estado”, detalhou.

No ano passado o evento foi realizado de forma virtual, em função da pandemia de Covid-19. Em 2019, na primeira edição, a comercialização bovina alcançou 30% de vendas, sendo elas diretas (realizadas diretamente no evento) e indiretas (realizadas pós  evento). Quanto aos cavalos a percentagem de vendas alcançou 17%, o que demonstrou uma nova alternativa de comercialização para os expositores de equinos. Ao todo foram ofertados 99 animais bovinos, entre eles Senepol, Tabapuã e Nelore; e 12 equinos da raça Mangalarga Marchador.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink
TO - Palmas ver mais
Algodão em Pluma 15Kg
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Feijão Cores Sc 60Kg
Feijão de Corda Caupi Sc 60Kg
TO - Aliança do Tocantins ver mais
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Leite in Natura 1L
Melancia 1Kg
Milho Seco Sc 60Kg
TO - Aparecida do Rio Negro ver mais
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Leite in Natura 1L
Melancia 1Kg


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.