Cotrijal lidera ação para cobrar medidas de apoio aos produtores
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,652 (-0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,53 (-0,43%)

Imagem: Divulgação

EXPODIRETO 2020

Cotrijal lidera ação para cobrar medidas de apoio aos produtores

Reunião na Expodireto Cotrijal deu início a ações junto ao governo federal para auxiliar produtores
Por:
158 acessos

Em sua 21ª edição, a Expodireto Cotrijal mais uma vez mostrou todo o seu potencial. Não apenas como vitrine mundial do Agro, que aproxima a tecnologia do produtor rural, mas também pela sua força política.

Em 2020, a Cotrijal mobilizou autoridades políticas estaduais e federais, junto com as entidades representativas do cooperativismo e da agricultura, para alinhar ações e para cobrar medidas de enfrentamento da estiagem, que, dependendo da região, já causou perdas significativas na safra de verão.

Duas reuniões foram realizadas, que culminaram com a decisão de levar um documento conjunto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta semana, com as reivindicações do setor para amenizar os efeitos da quebra de produção.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, disse no encerramento da feira que todos os esforços estão sendo feitos para que o governo entenda a necessidade de adotar medidas imediatas. “A atividade agrícola é dependente do clima e depois de várias safras recordes, este ano, teremos produção menor. A exemplo do que sempre fizemos, estamos junto com o produtor. Buscando o amparo do governo, e também fazendo a nossa parte internamente, para que se consiga o melhor resultado”, destaca.

Ele lembra ainda que o PIB do agronegócio tem puxado o crescimento do PIB nacional. E o entendimento é de que o setor precisa ter olhar diferenciado do governo. “Sustentamos a economia brasileira e vamos defender ações específicas que ajudem o campo e quem depende dele”, afirma Manica.

“É uma questão de justiça com o produtor gaúcho, responsável por garantir alimento saudável na mesa do consumidor”, defende o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

Participaram da reunião, na sexta-feira, o senador Luis Carlos Henize (PP), os deputados federais Alceu Moreira (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, Jerônimo Goergen (PP), Marcelo Moraes (PTB) e Giovani Cherini (PL), coordenador da bancada gaúcha em Brasília; os deputados estaduais Edson Brum (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, e o vice-presidente Elton Weber (PSB); o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, e os presidentes da Fetag, Carlos Joel da Silva, da Farsul, Gedeão Pereira, da FecoAgro, Paulo Pires, da Emater, Geraldo Sandri, dentre outros.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink


RS - Não-Me-Toque ver mais
Milho Seco Sc 60Kg
Soja em Grão Sc 60Kg
Trigo em Grão Nacional Sc 60Kg
RS - Colorado ver mais
Milho Seco Sc 60Kg
Soja em Grão Sc 60Kg
Trigo em Grão Nacional Sc 60Kg
RS - Lagoa dos Três Cantos ver mais
Milho Seco Sc 60Kg
Soja em Grão Sc 60Kg
Trigo em Grão Nacional Sc 60Kg
RS - Selbach ver mais
Milho Seco Sc 60Kg
Soja em Grão Sc 60Kg
Trigo em Grão Nacional Sc 60Kg
RS - Tapera ver mais
Milho Seco Sc 60Kg