CI

Embrapa Pecuária Sul lança na Expointer método para recuperação de pastagens degradadas

Lançamento acontece no dia 03 de setembro


A Embrapa Pecuária Sul participa da Expointer 2015 apresentando tecnologias para o desenvolvimento da atividade pecuária nos campos Sul-brasileiros. O destaque, nesta edição, será o lançamento do Método Integrado de Recuperação de Pastagens – MIRAPASTO, tecnologia que visa aumentar o potencial produtivo das pastagens por meio da recuperação e melhoramento de áreas degradadas. O evento de lançamento oficial acontece no dia 03, às 15 horas, quando será realizada a apresentação das novas tecnologias das unidades da Embrapa que participam da exposição, com a presença da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Desenvolvido pelo pesquisador Naylor Perez, o MIRAPASTO é baseado em quatro pilares de manejo, práticas já conhecidas pelo produtor rural. São eles, o ajuste da oferta de pasto, a correção e manutenção da fertilidade do solo, o controle de plantas indesejáveis (incluindo o capim-annoni) e a introdução de espécies forrageiras por semeadura direta (tanto de inverno como de verão). Esses procedimentos, utilizados de forma conjunta e sistemática, viabilizam a recuperação de pastagens degradadas, proporcionando mais ganhos para os produtores. “Utilizando estas práticas de manejo é possível elevar a capacidade produtiva dos campos e também a produtividade na pecuária”, ressalta Perez.

Durante a exposição, pesquisadores e gestores da Embrapa participam também de reuniões e palestras com diferentes setores. Entre elas destaca-se uma reunião de trabalho que os pesquisadores Fernando Cardoso, Emanuelle Baldo e Claudia Gulias Gomes realizam com produtores que participam do projeto Sanigene. Esse projeto está pesquisando a utilização de ferramentas de biologia molecular para selecionar animais mais resistentes à problemas de sanidade em bovinos, como o carrapato e o carcinoma ocular. O pesquisador Fernando Cardoso fará também uma palestra no estande da Missão Britânica, abordando temas como o desenvolvimento da pecuária no Rio Grande do Sul e inovações e tecnologias que contribuem com a atividade.

Bem-estar Animal – Em parceria com o Senar, a Embrapa Pecuária Sul estará apresentando aos produtores na Expointer o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA). De 31 de agosto a 02 de setembro, os pesquisadores Sergio Gonzaga e Bruna Sollero, e a analista Elisa Osmari, estarão no estande do Senar para atender os produtores e repassar informações sobre o BPA. Já no dia 30, o pesquisador Marcos Borba participa de uma reunião com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para dar continuidade a um projeto de desenvolvimento de indicadores de bem-estar animal para a ovinocultura. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.