Embrapa Pecuária Sul lança na Expointer método para recuperação de pastagens degradadas
CI
Agronegócio

Embrapa Pecuária Sul lança na Expointer método para recuperação de pastagens degradadas

Lançamento acontece no dia 03 de setembro
Por:
A Embrapa Pecuária Sul participa da Expointer 2015 apresentando tecnologias para o desenvolvimento da atividade pecuária nos campos Sul-brasileiros. O destaque, nesta edição, será o lançamento do Método Integrado de Recuperação de Pastagens – MIRAPASTO, tecnologia que visa aumentar o potencial produtivo das pastagens por meio da recuperação e melhoramento de áreas degradadas. O evento de lançamento oficial acontece no dia 03, às 15 horas, quando será realizada a apresentação das novas tecnologias das unidades da Embrapa que participam da exposição, com a presença da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Desenvolvido pelo pesquisador Naylor Perez, o MIRAPASTO é baseado em quatro pilares de manejo, práticas já conhecidas pelo produtor rural. São eles, o ajuste da oferta de pasto, a correção e manutenção da fertilidade do solo, o controle de plantas indesejáveis (incluindo o capim-annoni) e a introdução de espécies forrageiras por semeadura direta (tanto de inverno como de verão). Esses procedimentos, utilizados de forma conjunta e sistemática, viabilizam a recuperação de pastagens degradadas, proporcionando mais ganhos para os produtores. “Utilizando estas práticas de manejo é possível elevar a capacidade produtiva dos campos e também a produtividade na pecuária”, ressalta Perez.

Durante a exposição, pesquisadores e gestores da Embrapa participam também de reuniões e palestras com diferentes setores. Entre elas destaca-se uma reunião de trabalho que os pesquisadores Fernando Cardoso, Emanuelle Baldo e Claudia Gulias Gomes realizam com produtores que participam do projeto Sanigene. Esse projeto está pesquisando a utilização de ferramentas de biologia molecular para selecionar animais mais resistentes à problemas de sanidade em bovinos, como o carrapato e o carcinoma ocular. O pesquisador Fernando Cardoso fará também uma palestra no estande da Missão Britânica, abordando temas como o desenvolvimento da pecuária no Rio Grande do Sul e inovações e tecnologias que contribuem com a atividade.

Bem-estar Animal – Em parceria com o Senar, a Embrapa Pecuária Sul estará apresentando aos produtores na Expointer o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA). De 31 de agosto a 02 de setembro, os pesquisadores Sergio Gonzaga e Bruna Sollero, e a analista Elisa Osmari, estarão no estande do Senar para atender os produtores e repassar informações sobre o BPA. Já no dia 30, o pesquisador Marcos Borba participa de uma reunião com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para dar continuidade a um projeto de desenvolvimento de indicadores de bem-estar animal para a ovinocultura. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Calendário