CI

Gestão dos recursos hídricos será destaque na programação da Abertura da Colheita

Oficinas e palestras sobre o assunto devem atrair produtores durante o evento que ocorre em Alegrete


Oficinas e palestras sobre o assunto devem atrair produtores durante o evento que ocorre em Alegrete

Palestras, oficinas teóricas e práticas também farão parte da programação da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que acontece de 18 a 20 de fevereiro no Parque Lauro Dornelles, localizado no município de Alegrete (RS). Os eventos serão realizados na quinta e sexta-feira dentro do Parque e também na Universidade do Pampa (Unipampa). A programação paralela ocorrerá pela manhã e à tarde.

Na quinta-feira, dia 18, está prevista uma oficina teórico prática para proteção de nascentes e elaboração de projeto básico, promovida pela Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) junto com as associações de arrozeiros. A oficina é direcionada aos gestores municipais e também às instituições que trabalham com preservação de nascentes.

Segundo o vice-presidente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Federarroz, Ivo Mello, a oficina será conduzida pela equipe da Organização Não Governamental Ação Nascente Maquiné, que trabalha pela preservação da bacia do rio Maquiné, localizada quase que totalmente no município de Maquiné (RS). Explica que há vários anos são desenvolvidos projetos muito interessantes no local. “Vamos mostrar primeiro uma parte conceitual, como fazer esta preservação das nascentes, e depois como montar um projeto e obter recursos para desenvolvê-lo”, salienta Mello.

A iniciativa da Federarroz, conforme destaca Mello, tem o objetivo de promover um trabalho conjunto entre produtores, prefeituras e eventualmente fundações e ONGs interessadas nesse tipo de abordagem. “Na verdade os guardiões das nascentes são os produtores rurais que precisam conhecer como funciona esse trabalho, embora os cursos na Abertura da Colheita do Arroz sejam direcionados aos gestores municipais, responsáveis pela aplicação da legislação, e eventualmente ONGs que se interessem e trabalhem com preservação de nascentes”, destaca Mello.

O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Programação paralela da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Dia 18 de fevereiro

8h - Palestras das empresas
Local: Casarão do Parque Lauro Dornelles

Oficina teórico/prática para proteção de nascentes e elaboração de projeto básico
Responsáveis Técnicos: Dilton de Castro (biólogo), Gabriel Poester (biólogo) e Rafael Gehrke (administrador rural e meliponicultor)
Conteúdo e atividades da oficina
9h - Identificação das nascentes e meios de proteção e uso sustentável
14h - Exercício, em grupos, de um modelo padrão para apresentação de projeto (objetivos, justificativas, localização, metas/atividades, indicadores, cronograma físico, memória de cálculo, entidade responsável e parcerias) para posterior execução.

Dia 19 de fevereiro

9h - 82ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia do Rio Ibicuí – reunião aberta ao público interessado
Local: Estande do Sindicato Rural de Alegrete

10h - Reunião da Farsul com os Sindicatos Rurais da Região  
Local: Unipampa

Dia 21 de fevereiro

Festival Náutico do Rio Ibicuí - Regata Ecológica, Canoagem
Praia Rainha do Sol - Manoel Viana. Informações em www.comiteibicui.com.br
Local: Manoel Viana

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.