CI

MDA apoia espaço destinado à agricultura familiar na AgroBrasília 2015


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apoia uma das feiras que mais cresce no Brasil, a AgroBrasília. O evento, realizado a apenas 60 quilômetros da capital federal, que começa nesta terça-feira (12.05) e vai até sábado (16.05), é o maior de tecnologia rural e negócios do Planalto Central.

Por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o MDA participa integrando o ‘Espaço de Valorização da Agricultura Familiar’, que tem importante papel na difusão de conhecimento técnico para os agricultores e assentados da reforma agrária. Com investimento de R$ 100 mil do Governo Federal para montar a infraestrutura do pavilhão, o espaço abrigará organizações econômicas e sociais da agricultura familiar do Distrito Federal (DF) e de toda a Região Centro-Oeste para expor e comercializar seus produtos.

Esse espaço contará ainda com palestras e cursos sobre tecnologias inovadoras adaptadas à agricultura familiar e políticas públicas voltadas ao setor. “O MDA é parceiro na realização dessa semana de atividades em que a agricultura familiar troca experiências, consegue ter acesso a tecnologias adaptadas a realidade aqui do cerrado brasileiro. É um pavilhão que agrega todas as organizações da agricultura familiar para a realização de capacitações e também para a apresentação de produtos produzidos pelas cooperativas e associações da nossa região”, destaca o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação e Valores (Degrav) do MDA, Marcelo Piccin.

O agricultor Irismar Tibúrcio de Araújo, 42 anos, morador da zona rural do Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, conta que todo ano visita o espaço a procura de novidades que possam melhorar sua produção de hortaliças. “Todo ano tem um equipamento diferente, eu vou para conferir porque sei que sempre tem uma novidade”, comenta.

Organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), a AgroBrasília é mais uma das ações que o MDA apoia para a valorização e desenvolvimento da agricultura familiar. “O ministério e o Incra mantêm um nível muito alto de parcerias na execução de políticas públicas com o governo do DF e todos os municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride). Então o MDA sempre apoia os agricultores e assentados da reforma agrária que são um público muito grande da feira, já que temos mais de 110 assentamentos na região”, ressalta Piccin.

A Feira

A AgroBrasília ocorre em uma região reconhecida nacionalmente pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente, pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso. Para esta edição em 2015, a expectativa é atingir um público ainda maior que em 2014, que foi de aproximadamente 95 mil visitantes e 400 expositores.

A feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes é realizada em um espaço de 500 mil metros quadrados onde o agricultor pode encontrar inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro.

Serviço

Data: 12 a 16 de maio (terça a sábado)
Hora: 8h às 19h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251 km 05 Brasília/DF, sentido Unaí/MG.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.