CI

Preservação dos solos e bem-estar animal são temas principais do Seminário Sustentabilidade

Seminário Sustentabilidade na Agropecuária


A AgroBrasília 2015 recebe durante toda esta quarta-feira (13) o Seminário Sustentabilidade na Agropecuária, promovido em parceria com o Ministério da Agricultura. A parte da manhã será focada no tema solo e nos sistemas de agricultura de baixa emissão de carbono, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Plano ABC, do governo federal, que visa à redução da emissão de carbono na atividade.
 
O diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do ministério, Arno Jerke Júnior, que está à frente da iniciativa, explica que o objetivo do órgão é levar o máximo de informação sobre novas técnicas que aliem maior produtividade e menor impacto ambiental a produtores e público em geral, divulgando novas tecnologias. “À medida que o produtor entende que novas tecnologias representam maior renda na vida, a aceitação de sistemas sustentáveis aumenta, assim como a sua adoção. Boas práticas representam maior eficiência e maior rendimento.”
 
Uma das principais palestras da manhã é do representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) Gustavo Chianca, sobre 2015 ser o Ano Internacional dos Solos. Chianca cita que o tema é crucial, já que 95% dos alimentos têm como origem o solo, e que os desafios são grandes, pois 35% das terras produtivas do mundo estão degradadas. “É preciso ter em mente que os solos são os maiores depósitos de biodiversidade, essenciais para os mananciais, filtrando e armazenando água, e que exercem função de regulação climática. Mas são recursos finitos. É preciso falar do assunto, porque a falta de informação é o maior vilão da degradação”, complementa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.