CI

Valtra leva à AgroBrasília soluções para garantir mais rentabilidade à lavoura

Colheitadeira classe 8 da Valtra é uma das novidades da marca para a feira deste ano


Tem início nesta terça-feira (12.05) a AgroBrasília – feira de negócios agropecuários focada em empreendedores rurais –, e a Valtra, referência nacional na fabricação de tratores, participa do evento com diversas inovações tecnológicas para o agronegócio brasileiro.

Uma das principais novidades da marca para os produtores da região centro-oeste é a família completa de colheitadeiras axiais. A BC8800, por exemplo, possui a melhor relação “litros por tonelada colhida” entre as colheitadeiras axiais da classe 8. Isto porque, em condições ideais de colheita e logística, a máquina faz em média 600 a 700 sacas de soja por hora, com picos de até 750 sacas.

Além de oferecer desempenho superior às demais colheitadeiras do segmento, a BC8800 conta com diversas inovações, entre elas: o novo sistema de limpeza multiestágios que garante grãos mais limpos. O sistema conta com um fluxo de ar direcionado, suportado por um ventilador de grande capacidade, que amplia a velocidade do ar e o direciona para uma saída acima da peneira de pré-limpeza, eliminando, assim, tudo o que não for grão.

A colheitadeira tem também um novo sistema de resfriamento, que distribui melhor o fluxo de ar sobre os radiadores, prevenindo obstruções e mantendo o funcionamento da colheitadeira com máxima eficácia. “O sistema V-Flow foi desenvolvido para remover automaticamente impurezas e resíduos da colheita, o que faz com que o produtor economize tempo com as paradas de máquina para limpeza diária. E, gastando menos tempo nesta operação, há muito mais tempo para a colheita”, explica Alexandre Vinicius de Assis, gerente de vendas da Valtra.

O sistema de suporte de côncavos em H é outra inovação da máquina. “Com este projeto exclusivo, o operador da colheitadeira pode fazer a manutenção de forma rápida, pois qualquer um dos 12 côncavos pode ser facilmente substituído por uma única pessoa”, ressalta Assis. Os diversos modelos de côncavos podem ser combinados lado a lado ou de frente para trás para oferecer o melhor desempenho nos diversos tipos de cultura. O novo sistema conta com suspensão por molas que oferece mais proteção à máquina contra sobrecargas momentâneas ou entradas de elementos estranhos, auxiliando no fluxo e descarte deste material.

Equipada com motor AGCO POWER, a colheitadeira recebe mais potência e entrega mais capacidade. Além disso, todos os controles da máquina estão ao alcance das mãos e a um toque da tela, pois o Terminal C2100 com touchscreen é facilmente ajustado à altura e ângulos desejados por meio do suporte deslizante. O console, à direita, mantém todas as múltiplas funções da colheitadeira próximo dos dedos e a alavanca multifunção giratória busca aumentar ainda mais o conforto operacional durante toda a jornada de trabalho.

A BC8800 foi desenvolvida para trabalhar com agricultura de precisão, por isso é apta a absorver opcionais como a telemetria AgCommand (monitoramento de máquinas agrícolas à distância), monitor de produtividade Fieldstar II (sistema para mapeamento de produção da lavoura) e piloto automático AutoGuide 3000.

A reformulação da família de colheitadeiras da Valtra teve início no ano passado, quando a BC8800 foi apresentada na Agrishow. Em 2105, a Valtra deu continuidade à ampliação e lançou versões mais modernas das classes 7 e 6 – as máquinas BC7800 e BC6800.

Novidade em tratores

Outro grande lançamento da Valtra para a AgroBrasília 2015 é a renovação da família de tratores BM. Os modelos dessa linha sempre foram reconhecidos como uma das melhores opções do segmento de média potência, pois oferecem alto desempenho e baixo custo operacional em atividades que exigem eficiência e produtividade. Com a reformulação das versões BM110 (116cv) e BM125i (132cv), a linha agora ganha muito mais desempenho e robustez. Como o novo sistema hidráulico, que foi redimensionado para vazão de 57 litros/minuto, o trator teve melhoria de 11% em relação ao anterior.

“Os tratores BM, que pertencem à linha média da Valtra, tem agora um capô com design diferenciado. Além de mais bonito, os novos modelos são também muito mais funcionais, porque permitem a refrigeração do sistema hidráulico e da caixa de câmbio, e ainda, facilitam o acesso ao motor para manutenções. O produto também oferece a opção de piloto automático e telemetria”, enfatiza o gerente. 

O trator de esteira Challenger MT775E, que recentemente ganhou o “Prêmio Trator do ano no Brasil 2015” – na categoria “Design do Ano”, também estará no estande da Valtra na AgroBrasília.

Os tratores de esteira Challenger MT775E (comercializados no Brasil pela Valtra) têm motor AGCO Power de 7 cilindros, 28 válvulas e 405 cv na potência nominal e 437 cv na potência máxima. “O MT775E pode render até 20% a mais quando comparando com tratores de pneus, dependendo do tipo de solo. Por isso, esta máquina é líder incontestável em tecnologia no seu segmento. Além da transmissão Full Powershift de 16 velocidades para frente e 4 para trás, o trator apresenta sistema hidráulico com bomba de vazão com 322 litros por minuto”, destaca Assis.

O diferencial do Challenger MT775E é o Sistema Mobil-Trac, tecnologia patenteada – que foi desenvolvida para tirar o máximo de rendimento do trator e reduzir a compactação do solo. Com este sistema, o índice de patinagem é reduzido em 10% devido à grande área de contato das esteiras com o solo, proporcionando excelente aderência e gerando um desempenho superior comparado ao de máquinas do mesmo porte com pneus.

Soluções para o plantio

Em implementos, a Valtra apresentará a Plantadeira HiTech Seed, que foi desenvolvida especialmente para atender aos agricultores que preferem fazer adubação a lanço (em superfície), ou seja, para aqueles que devido à janela de plantio, não utilizam fertilizantes no momento da semeadura. E também a Plantadeira HiTech Taxa Variável, que funciona mediante uma programação específica que determina a distribuição de sementes e fertilizantes de acordo com o desejado.

Atendimento com condições especiais

Na feira, a Valtra disponibilizará aos visitantes um serviço completo de atendimento para o esclarecimento de dúvidas sobre produtos, condições comerciais, linhas de financiamento, Consórcio Nacional Valtra, peças e a indicação das melhores soluções para cada tipo de produção por meio das concessionárias Borgato e Mercantil Regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.