CI

Queda no volume de fertilizantes entregues no país

Do lado da produção nacional, houve queda de 2,4% no volume em janeiro deste ano


No Brasil, as entregas de adubos totalizaram 2,44 milhões de toneladas em janeiro deste ano, segundo a Associação Nacional para difusão de Adubos (Anda). O volume caiu 6,4% em relação a janeiro do ano passado, quando foram entregues 2,61 milhões de toneladas de fertilizantes, recorde para o mês.

Lembrando que em 2017 o mercado de adubos teve uma demanda maior nos primeiros meses, principalmente para atender o aumento da área semeada de milho de segunda safra 2016/2017.

Do lado da produção nacional, houve queda de 2,4% no volume em janeiro deste ano, frente a igual período do ano passado. Já as importações caíram 25,1% no mesmo período.

Em curto e médio prazos, a expectativa é de baixa movimentação no mercado de fertilizantes, com a demanda basicamente pelo setor sucroalcooleiro.

A partir de abril/maio espera-se maior movimentação, já considerando as compras para a próxima safra (2018/2019). Até lá não estão descartadas quedas nas cotações dos fertilizantes no mercado interno. Vai depender do dólar e do cenário de preços de adubos no mercado internacional.

No caso do dólar, houve grandes oscilações nos dois primeiros meses de 2018, o que impacta diretamente o mercado de adubos. No mercado internacional, o quadro é de uma oferta mais ajustada e preços firmes desde meados de 2017.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.