CI

Giberela

(Gibberella zeae) Culturas Afetadas:

Anamorfo: Fusarium graminearum

Nos cereais de inverno é uma das doenças de mais difícil controle, mas só ocorre com precipitações e altas temperaturas na época de formação do grão. Este fungo possui distribuição mundial e ocorre predominantemente em cereais e outras gramíneas, embora possa ocorrer em outros hospedeiros. São suscetíveis a este fungo o triticale (

Triticum-secale),  centeio (Secale cereale), cevada (Hordeum vulgare), milho (Zea mays), arroz (Oryza sativa), trevo (Trifolium spp.), alfafa (Medicago sativa) e sorgo (Sorghum bicolor).

Danos: Esta doença afeta principalmente os grãos, ocasionando perdas de rendimento, sendo que no Brasil já foram registradas perdas de 12% no rendimento de grãos. As aristas arrepiadas são o sintoma típico da doença. Após a deposição e germinação dos esporos nas anteras, o fungo coloniza toda a flor, a qual pode ser totalmente destruída, não havendo assim a formação de grãos. Quando ocorre a formação de grãos, estes podem ser chochos, ásperos e róseos. As aristas arrepiadas facilitam a identificação da doença no campo. Os macroconídios, quando abundantes, dão coloração rósea às espiguetas, principalmente na base e bordos das glumas. As espiguetas infectadas perdem a cor, tornando-se despigmentadas ou cor de palha.

Controle: Semeaduras antecipadas, de modo que não possibilite o período de suscetibilidade da planta com condições climáticas favoráveis. Em condições experimentais em casa de vegetação, os fungicidas tebuconazole, procloraz e os benzimidazóis são os mais eficientes.

Produtos indicados

Bombardeiro
Fungicida microbiológico

Empresa: Biotrop

Ingrediente: Bacillus subtilis, isolado CNPSo 2720; Bacillus velezensis, isolado CNPSo 3602; Bacillus pumilus, isolado CNPSo 3203

Culturas:

Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico
Miravis
Fungicida

Empresa: Syngenta

Ingrediente: Pidiflumetofem

Culturas:

Algodão Aveia Centeio +9 mais
Reverb
Fungicida microbiológico

Empresa: Biotrop

Ingrediente: Bacillus subtilis, isolado CNPSo 2720; Bacillus velezensis, isolado CNPSo 3602; Bacillus pumilus, isolado CNPSo 3203

Culturas:

Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.