CI

Agricultura faz doação de sêmen a pequenos produtores do Sertão

Foram contempladas associações e cooperativas de Olho D'Água das Flores, Major Izidoro e Jaramataia


Pequenos produtores da agricultura familiar que integram cooperativas e associações de Jaramataia, Major Izidoro e Olho D'Água das Flores foram contemplados com doses de sêmens pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), no sábado. A entrega foi feita pelo secretário Álvaro Vasconcelos. As doses de sêmens servem para o melhoramento da genética de bovinocultura de leite e vão beneficiar os pequenos produtores rurais que vivem da atividade da produção de leite.

Por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário, a Seagri já efetivou, durante o ano de 2016, a distribuição de quatro mil doses de sêmen com os produtores cadastrados pelos técnicos e que fazem parte de associações e cooperativas. Os sêmens são das raças holandesas e gir leiteiro e girolando, que surgiram do cruzamento da raça gir, que é zebuína, com a holandesa, que é europeia. Do gir os animais herdaram a rusticidade e a resistência ao calor. Da holandesa, veio a boa capacidade leiteira.

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, a doação de sêmen é mais um programa do Governo de Alagoas que tem como propósito a geração de renda, o desenvolvimento da agricultura familiar e a fixação do homem no campo. “Estamos fortalecendo a produção de leite nos municípios, também com melhoria genética das raças”, assegura o gestor da Seagri. Antonio Gerson, que representa os 60 pequenos produtores rurais da Associação Apropaleite de Olho D'Água das Flores, afirma que o programa de sêmens do Governo de Alagoas tem facilitado as atividades das famílias que sobrevivem da produção de leite no Sertão.

"Além do aumento na produção de leite, os sêmens têm garantido mais rendas aos nossos associados", comemora Gerson. Isaías Miranda, que há 20 anos atua na atividade de gado leiteiro em Olho D'Água das Flores, reconhece que o melhoramento genético do rebanho aumentou sua produção e o faturamento.

"Esse programa de sêmen é boa iniciativa do governo e só tem trazido benefícios ao homem do campo", afirma. Como explica Hibernon Cavalcante, da Superintendência de Desenvolvimento Agrágrio da Seagri, a distribuição das doses dos sêmens segue rigorosamente o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas para com as associações dos pequenos produtores de leite no interior do Estado.

“A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura visa, sobretudo, que os pequenos produtores tenham acesso às raças leiteiras de grande produção de leite”, afirma Hibernon Cavalcante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.