CI

Melhor barista do Brasil vem a Manaus ensinar a preparar um café perfeito

No próximo dia 31 de janeiro, Léo Moço ministra curso “Cafés Especiais” sobre o método correto para preparar um café mais saboroso


Com ou sem açúcar? Forte ou fraco? Cada um tem sua preferência, mas uma regra é única: existe um jeito correto para preparar um bom café. É o que afirma o curitibano Léo Moço, eleito o melhor barista do Brasil em 2015 e que vem a Manaus na próxima terça-feira (31) para ministrar um curso sobre como extrair o verdadeiro sabor da bebida e preparar versões especiais de café.

“Geralmente as pessoas não sabem a proporção correta da quantidade de pó e de água que usam. As pessoas vão muito no olho. Esse é o principal erro que as pessoas cometem”, disse Léo. Segundo ele, além de preferir por um pó de qualidade e verificar a escolha da água, é necessário atentar a temperatura, a maneira de despejar a água sobre o pó, o filtro e até a colher usada.

“A indicação é usar filtro de papel porque o pano acaba atrapalhando. Ele suga muito os óleos do café, que acabam impregnando no tecido e, na próxima passada, o café fica com esse sabor de óleo rançoso”, explicou Léo Moço. Outros métodos de preparo profissionais também serão ensinados no curso, como Hario, French Press, Aero Press e Clever. “Vamos ensinar técnicas para preparar a melhor equação de um bom café”.

Ingredientes amazônicos

Especializado na preparação de cafés especiais e de alta qualidade, Léo Moço também trabalha criando novas bebidas quentes ou frias baseadas em café, usando licores, cremes, bebidas alcoólicas e até frutos amazônicos. Atualmente, ele estuda unir o tradicional cappuccino com o sabor da semente cumaru, considerada a baunilha amazônica.

“Estamos pesquisando essa união para preparar uma bebida quente, uma versão de cappuccino. A gente vaporiza as raspas do cumaru sobre o leite e prepara um cappuccino tradicional, mas deixando o leite com o gosto da baunilha amazônica”, disse Léo. Esta será a segunda vez que ele visita Manaus.

Curso ‘Cafés Especiais’

O curso “Cafés Especiais”, ministrado por Leo Moço, terá demonstrações práticas de como preparar um bom café em casa e explicações sobre a história dos cafés especiais, como são feitos e identificá-los. A capacitação será realizada em parceria com a cafeteria “Como em Casa”, às 19h do dia 31 de janeiro, na sede da cafeteria, na rua Fortaleza, n° 10, Praça N. S. de Nazaré, Adrianópolis. As inscrições custam R$ 110.

Serviço

O quê: curso “Cafés Especiais”
Quando: 31 de janeiro, terça-feira, às 19h
Onde: cafeteria “Como em Casa”, na rua Fortaleza, n° 10, Praça Nossa Senhora de Nazaré, Adrianópolis, em Manaus
Quanto: R$ 110
Informações: Facebook www.facebook.com/comoemcasaam ou no site www.cafedomoco.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.