CI

Curso aborda irrigação de bananeira para agricultores familiares do AM

Perguntas frequentes feitas pelo produtor rural que serão respondidas no curso “Irrigação de bananeira para agricultores familiares”


Como irrigar? Quando irrigar? E quanto irrigar? São perguntas frequentes feitas pelo produtor rural que serão respondidas no curso “Irrigação de bananeira para agricultores familiares”, que a Embrapa promove nesta quinta-feira, 25 de abril de 2019, na sede da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Aspolin, ZF-9), município de Rio Preto da Eva, AM, das 8h às 17h. 

Com o objetivo de orientar os participantes sobre noções básicas de irrigação em área plantada de bananal, a capacitação terá como instrutores os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Isaac Cohen Antônio e Mirza Carla Normando Pereira.

O conteúdo programático vai mostrar o sistema radicular da bananeira, condução de perfilhos de bananeira, a necessidade de irrigação assim como os sistemas de irrigação. Também vai abordar a importância da escolha do sistema, noção do dimensionamento e manejo do sistema de irrigação feito com tecnologia desenvolvida pela Embrapa. 

Segundo Isaac Cohen, apesar de chover abundantemente no estado do Amazonas, em quase todos os meses do ano, há uma seca agrícola nos meses de menor volume de chuvas, que abrange julho, agosto e setembro. Nestes meses, as chuvas além de serem escassas, podem ser mal distribuídas, causando um déficit hídrico da água armazenada no solo.

Para não ficar sem produzir ou evitar perdas na produção nestes meses, é necessário o fornecimento de água para as plantas por meio da irrigação. “Com o sistema por gotejamento, dá para plantar e colher e, a nossa proposta é mostrar o sistema por gotejamento, com tecnologia da Embrapa, cujos materiais são mais baratos e acessíveis aos pequenos produtores, além de ser fácil de instalar e gastar menos água e energia".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.